Saiba como emitir CNPJ: E entenda porque toda empresa precisa de um

Após realizarmos pesquisas conseguimos reunir o que a de mais importante sobre como emitir CNPJ, confira.

Primeiros Passos

A primeira coisa que você precisa saber é que existem vários tipos de CNPJ e já ter essa informação logo no começo é muito importante para que você saiba que existe uma liberdade de escolha sobre qual o tipo de CNPJ seria melhor para sua empresa.

Isso, porque cada tipo de CNPJ possui uma determinada característica, inclusive, cuidado, pois, existem modalidades de CNPJ que apresentam maior risco para o seu patrimônio pessoal, uma vez que ela não difere entre o patrimônio da sua empresa e o seu patrimônio pessoal.

Clique aqui e entenda melhor sobre O que é Pessoa Física, O que é Pessoa Jurídica, e o que é MEI?

Outro ponto importante é que algumas modalidades possuem algumas regras que se aplicariam a empresas de um porte maior, por isso, você que quer saber como emitir CNPJ tenha cuidado na hora da escolha.

Para realizar a Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, clique aqui.

Existem riscos de não ter um CNPJ?

Assim como uma pessoa física sem CPF fica desprovida de diversos benefícios básicos, por exemplo:

1. Aprovação em concursos públicos;

2. Aprovação na aquisição de crédito junto aos bancos e cartões de crédito;

Existem muitos motivos para o cidadão manter o seu CPF ativo e regular.

Agora para quem é empresário/empreendedor os riscos são muito maiores, veja abaixo:

  • Emissão e Notas Fiscais

Toda empresa que é tida como séria, faz a emissão de notas fiscais, isso porque a NF transmite segurança para quem adquire o produto ou serviço desta empresa, sem falar que a não emissão dificulta e muito na contabilidade da empresa.

  • Contratar Funcionários

Se a empresa não possui um CNPJ fica difícil, visto que fazer a contração de funcionários será uma operação ilegal, ainda mais que não poderá oferecer os direitos previdenciários e trabalhistas de seus funcionários.

A negligência em não ter um CNPJ pode acarretar muitos prejuízos para você e seu negócio.

Vantagens de ter um CNPJ

Saiba que você atuando como pessoa física tem sido muito mais oneroso para os seus negócios do que você imagina.

  • Imposto de Renda

Sim, é isso mesmo que você leu, a sua empresa com CNPJ ativo paga muito menos imposto, mas você deve estar se perguntando como isso é possível e te explico isso agora mesmo.

Por exemplo, você como pessoa física, ao declarar o seu imposto no período devido, deve declarar 100% do que gastou, investiu e também do que recebeu, seja pessoal ou do seu negócio.

Mas com o CNPJ você deve prestar conta apenas do que é de despesas da empresa, e o lucro é um rendimento isento de imposto, imagina só isso, não é verdade?

  • Compra de Veículos

Com um CNPJ ativo, é possível fazer a compra de veículos com desconto, visto que, o objetivo é ajudar os empresários na logística empresarial, contudo existe um, porém aí, o carro, moto, caminhão, seja lá qual for, estará no nome da empresa e aí que você deve pesar os prós e contras.

Por exemplo, em caso da sua empresa estiver devendo, por exemplo, uma causa trabalhista, a justiça pode tomar esse veículo através de medidas judiciais para sanar a dívida.

 Estas são algumas das inúmeras vantagens de ter um CNPJ!

Qual o melhor CNPJ para você?

Antes de te ajudar a responder este questionamento, é necessário que você que quer saber como emitir CNPJ, faça dois outros questionamentos, porque eles serão fundamentais para nortear a resposta dessa pergunta inicial.

Em qual modalidade a sua empresa se enquadra? Qual é a categoria do seu CNPJ?

São duas perguntas diferentes, mas de mesmo sentido, se você sabe responder de imediato, parabéns você está no caminho para ter total controle da sua empresa.

Do contrário, caso você necessitou pesquisar entre os seus papeis ou pergunta a um dos seus colaboradores, cuidado, você pode estar cometendo um grande erro ao não conhecer as características da sua empresa até os mínimos detalhes.

Pronto, agora que você já percebeu quais são as características da sua empresa nos mínimos detalhes como todo empresário de sucesso, você já consegue responder o questionamento inicial.

Ou seja, o melhor CNPJ para você que quer emitir CNPJ é aquele que vai de encontro com as características da sua empresa, mas não só isso.

Porque além de ter as características necessárias para que sua empresa possa participar, você precisa avaliar para saber se é viável que sua empresa se enquadre nesta determinada modalidade.

como-emitir-cnpj

Como você vai saber se é viável?

Fácil, analisado quais são os deveres desta modalidade e percebendo se sua empresa consegue honrar todos eles, sem que comprometa  saúde financeira do seu negócio, por exemplo.

Outra pergunta fundamental que você precisa responder é; o que a modalidade da sua empresa tem como dever ou direito? Você sabe? Caso você não saiba, mais uma vez, cuidado!

Passo a passo simples e rápido de como virar MEI

Como emitir CNPJ?

Emitir o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é algo simples e pode ser rápido também, o tempo para que seja feito a emissão vai depender da demanda da unidade cadastradora, quanto menor a demanda mais rápida você consegue realizar o procedimento. 

Para você que quer saber como emitir CNPJ é necessário que saiba de cara, ou seja, logo de início que ele é emitido pela Receita Federal, instituição brasileira muito importante.

Porque ela é responsável por cuidar da administração dos tributos federais, do controle aduaneiro, além de barra à evasão fiscal garantindo que todos contribuam para a manutenção de nosso país de forma direta ou indireta.

O pedido para a emissão do CNPJ pode ser feito de forma online no próprio site da Receita Federal ou também conhecida pelos especialistas como, Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Você pode optar entre dois caminhos, o primeiro é sobre você ter a liberdade de fazer todo o procedimento de forma autônoma, mas para quem não possui experiencia nem vasto conhecimento contábil esta opção pode ser inviável.

Contudo, caso ainda assim você queira arriscar, a Receita Federal em seu site disponibiliza um curso a distância de como emitir CNPJ, uma dica nossa que pode facilita muito a sua vida e fazer com que você economize tempo e dinheiro.

Para te ajudar ainda mais separamos o passo a passo necessário para que você consiga realizar esta atividade sem precisar ir procurar este curso no site da Receita Federal.

Para você que quer emitir CNPJ o primeiro passo é baixar o programa gerador de documento do CNPJ, após fazer isso você vai preencher a ficha cadastral da pessoa jurídica (PJ) e o quadro de sócios.

Nessa ficha cadastral será pedido informações como; razão Social, Ramo de Atividade da sua empresa e endereço.

O quadro de sócios, por outro lado, é onde você precisa descrever, primeiro a função de cada um na empresa e depois a porcentagem de capital de cada um investido no negócio, cuidado, faça isto de forma detalhada.

Após, preencher a firma será gerado um Recibo de Entrega, guarde-o porque nele vem um número que você usará para consultar o andamento da sua solicitação no site da Receita Federal.

Depois de o envio e de ter guardado o recibo, você precisa aguarda a verificação da Secretaria da Receita Federal do Brasil (Receita Federal), se houver alguma irregularidade ou falta de informação, você será notificado no site.

Caso você tenha enviado todas as informações necessárias da sua empresa e ela não apresente nenhuma irregularidade, você será aprovado para o próximo passo que é; impressão dos documentos, chamado de Documento Básico de Entrada CNPJ. 

Você imprime, reconhece firma e envia para a unidade cadastradora, esta unidade será informada pela Receita Federal no fim do processo eletrônico, após isto você terá de 5 a 30 dias para que seja concluída toda a operação.

Uma dica para você que valoriza seu tempo é direcionando-o para coisas mais importantes e menos burocráticas como estratégias para o crescimento exponencial do seu negócio, aconselhamos que direcione essa atividade para um profissional.

Conclusão

Agora quero saber de você, curtiu as dicas? Acreditamos que sim, mas esperamos primeiro que você tenha entendido como emitir CNPJ.

Como você viu é possível emitir CNPJ de forma fácil e rápida!

Só é necessário levar nossas dicas em consideração, elas foram feitas reunindo o máximo de pesquisa e informações sérias, além do auxílio de especialistas consolidados no mercado contábil e administrativo.

O segredo para ser um empreendedor de sucesso resiliente.

Obrigado por acompanharem a leitura até aqui.

Um abraço, e até o próximo!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!