O que é ser empreendedor? Quais são os tipos de empreendedorismo?

Ser empreendedor é uma tarefa com grandes desafios.

Em uma época de muita mão de obra e poucas oportunidades, o crescimento do empreendedorismo tem surpreendido e sido a grande saída de mestre para uma grande parcela de pessoas.

como-ser-empreendedor

As vantagens de ser dono do seu próprio negócio são super atrativas, mas os desafios fazem com que o desejo por essa posição deva ser bem pensado e analisado para saber se realmente vale a pena.

Sendo assim, se você tem curiosidades sobre o mundo do empreendedorismo, vale a pena pesquisar e planejar bem antes de tomar qualquer decisão.

E o primeiro passo é conhecer melhor o que realmente significa carregar esse termo.

Você sabe o que é ser empreendedor? Quais as características de quem tem esse perfil e quais os tipos de empreendedores no mercado?

Para responder a essas e outras questões sobre o assunto, é só continuar a leitura e conferir!

Afinal, o que é ser empreendedor?

A expressão “empreendedor” se tornou popular nessa geração, tomando lugar de outros termos comuns como ser “empresário” e “fundador”, o que se faz necessário diante das diferenças que esses cargos apresentam.

De modo geral, um empreendedor vai além de alguém que abre ou tem empresas, características básicas dos empresários e fundadores de empresa. A visão sobre o empreendedorismo envolve questões mais pessoais e humanas, como sonhos e realização pessoal.

Sendo assim, ser empresário também pode ser um empreendedor e vice-versa. Os empreendedores são pessoas que almejam iniciar um negócio novo, inovador, desafiador ou inexplorado.

Essas pessoas são as que sonham e também as que fazem o sonho virar realidade, através de trabalho duro e muita dedicação, seja para buscar recursos e investimentos ou para manter o desenvolvimento e crescimento do negócio.

O foco principal de uma alma empreendedora é a sede em solucionar problemas e transformar realidades, incluindo a sua própria vida. Com isso, a busca por aperfeiçoamento de ideias, produtos e serviços é sempre constante.

Se você tem uma ideia incrível ou um desejo que te consome de abrir o seu próprio negócio e fazer sucesso com ele, existem grandes chances de que você faça parte do time dos empreendedores.

Pessoas que nascem com esse perfil começam desde cedo a criar soluções e empreender em pequenas coisas.

Ser empreendedor é ser apaixonado por criar e desenvolver ações que favoreçam as pessoas ao seu redor.

Com isso, conseguimos quebrar o mito de que para ser empreendedor é preciso ter uma empresa. Se você faz a diferença no cargo em que está inserido, já pode se considerar um!

Tipos de empreendedores

Confira a seguir alguns tipos de empreendedores e áreas em que você pode inovar e abrir um negócio:

Empreendedores apresentado resultados para a equipe

Empreendedor digital

Os empreendedores digitais vem crescendo de forma significativa e rápida no mundo do empreendedorismo.

As possibilidades de ganhos rápidos e as diferentes áreas de atuação nessa área tem atraído o público jovem e criado novas profissões e cargos.

Um dos pontos mais atrativos do empreendedorismo digital é a oportunidade de começar um negócio com um baixo investimento.

Existem negócios em que você precisa somente de um computador com internet e muita disposição para trabalhar, além é claro, de conhecimento e capacitação.

Outra grande vantagem de trabalhar pela internet é a flexibilidade de horários e de trabalhar em casa, o famoso e almejado home office.

Já imaginou poder trabalhar enquanto viaja o mundo? Os nômades digitais, por exemplo, são ótimos exemplos de empreendedores da nova era que conseguem viver esse sonho!

Empreendedor individual

Os empreendedores individuais são aqueles que querem começar um negócio sozinhos, seja para a venda de produtos ou serviços.

Grande parte desse público se enquadra em programas como o MEI (Microempreendedor Individual).

O MEI conta com diversos benefícios oferecidos pelo governo, como a possibilidade de ser isento de alguns impostos, auxílios doença e maternidade, direito à aposentadoria e suporte rico oferecido pelo Sebrae.

A instituição oferece palestras, cursos preparatórios presenciais e online gratuitos, ajuda técnica e até mesmo concessão de empréstimos com juros reduzidos para desenvolver o negócio com a ajuda do governo.

No entanto, para se enquadrar como MEI, é preciso manter um faturamento anual com limite de R$81 mil, de janeiro à dezembro.

Empreendedor social

Como o próprio nome já diz, o empreendedor social é aquele que além de faturamento, busca soluções empreendedoras para resolver questões sociais.

Esse tipo de perfil é geralmente encontrado liderando ONGs, instituições sem fins lucrativos, movimentos sociais e associações com foco em iniciativas populares. Esse tipo de trabalho é ideal para empreendedores natos, que buscam associar a geração de renda com as realizações pessoais.

Empreendedor franqueado

Para quem gosta e deseja abrir um negócio mas tem receio de encarar muitos riscos e perder seu investimento, as franquias são alternativas seguras e ideais.

Apesar de necessitar de um investimento maior, o suporte e a possibilidade de trabalhar com uma marca que já conquistou o mercado faz valer a pena e ainda ajuda com que você já saia na frente em seu segmento.

As redes de franquia tem a característica de se preocupar muito com o marketing da empresa e com o padrão de qualidade de seus franqueados.

Por isso, o empreendedor franqueado já conta com uma série de facilidades, treinamentos e benefícios como campanhas eficientes e amplas.

Conclusão

Apesar das classificações em que o empreendedor pode ser encaixado, todos tem um fator em comum: o desejo por superar os desafios e fazer a vida realmente valer a pena!

A realização de sonhos e a liberdade em criar suas próprias oportunidades tem feito com que as pessoas busquem empreender e mudar suas realidades.

No entanto, é preciso salientar que na maioria das vezes, ser empreendedor significa trabalhar mais do que todos!

O trabalho duro e a dedicação são a única garantia dos lucros e do crescimento de um negócio próprio.

Gostou de conhecer um pouco melhor sobre o que é ser empreendedor? Compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais!

E para mais dicas sobre carreira e empreendedorismo, continue acompanhando o nosso blog!

Até a próxima!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!