O que é mapeamento de mercado e como fazer?

Todo empreendimento que está no começo deve contar com o mapeamento de mercado para seguir uma previsão do estabelecimento até a solidificação e crescimento da empresa. Como o seu nome sugere, tal método mapeia o cenário no qual a empresa será inserida, fornecendo maior segurança durante sua jornada.

É preciso assumir que, muito antes de sua empresa chegar ao mercado, este nicho de negócio existia com outras empresas em atuação que possuem clientes fiéis, público interessado, fornecedores conhecidos, entre outros elementos. Tudo o que existe nesse ambiente de venda e de consumo deve ser pesquisado ao fazer o mapeamento de mercado da sua empresa.

Um mapeamento de mercado é uma pesquisa ampla e profunda de tudo o que acontece no meio em que uma empresa atua. Em termos simplificados, tudo o que estava ali antes dela chega.

Fazer esse mapeamento é necessário para criar estratégias, direcionamento e posicionamento para trabalhar a gestão de processos do empreendimento. É essencial, também, na hora de estudar o cliente ideal e no treinamento da equipe de vendas.

De fato, o mapeamento de mercado pode ir tão longe e de maneira tão profunda quanto forem as metas iniciais da empresa. Deveria ser pensado como algo que vai além do recomendado, mas como obrigação para toda empresa que deseja obter o sucesso.

Entenda o que é o mapeamento de mercado!

Quando entendemos que uma empresa é um grande conjunto de atividades que se diferem entre si, mas que são todas indispensáveis, torna-se claro o conceito de mapeamento de mercado.

Essa prática consiste em estudar cada uma das atividades empresariais e entender a correspondência entre os processos internos e externos, de forma que a empresa possa posicionar-se de maneira estratégica no mercado que a rodeia.

Mapeamento de mercado no processo seletivo
Fonte/Reprodução: original

Assim, o mapeamento de mercado identifica a competência da sua empresa em captar a parcela de crédito disponível no nicho de atuação, assim como a demanda real pelo produto ou serviço que se deseja vender.

Outros fatores de extrema importância que devem estar incluídos no mapeamento de mercado são a carga tributária em relação a cada tipo de empresa, com seus insumos e produtos correspondentes. É preciso acompanhar os andamentos da legislação tanto local quanto federal.

Ademais, um bom mapeamento de mercado jamais deixa de lado um estudo profundo das empresas concorrentes. É essencial fazer uma estimativa de como o mercado será modificado com o acréscimo de sua empresa nele.

Dessa forma, fica claro que o mapeamento de mercado é uma etapa essencial para o empreendedor que deseja abrir um grande negócio.

Quando realizar o mapeamento de mercado?

O mapeamento de mercado é uma prática característica de grandes empresas em formação, prestes a entrarem no mercado. Portanto, o momento mais adequado de entrar com essa prática é antes mesmo de iniciar os processos, tanto internos quanto externos.

Visto que o mapeamento de mercado pode ser muito detalhado, é seguro assumir que ele contempla diversos processos e fases da prática empresarial.

São os processos que envolvem a concepção dos produtos ou serviços a serem vendidos, bem como as etapas de compras de insumos, contratação de fornecedores e logística. O mapeamento também afeta a criação das estratégias de marketing, treinamento de vendedores e atendimentos de pós-venda.

Quais os benefícios do mapeamento de mercado?

“Chegar depois” pode soar como uma desvantagem para empresas novas, mas na realidade, o mapeamento de mercado pode causar o efeito contrário! Ao invés de um atraso, em virtude do desconhecimento do nicho, um bom mapeamento faz uma empresa conhecer como as outras atuam antes mesmo de se lançar no mercado!

A vantagem maior é de poder antecipar eventuais riscos do setor, de forma que as primeiras ações já sejam pautadas em estratégias feitas com base nos dados do mapeamento de mercado.

Outro grande benefício, que deve ter destaque é a oportunidade de conhecer o público para criar produtos e serviços que realmente atendam suas necessidades. Sem falar nas campanhas de marketing, que, se bem feitas, encontram os melhores clientes do setor.

Como realizar o mapeamento de mercado?

Agora que você conferiu o que é mapeamento de mercado, bem como a sua importância para fazer negócios certeiros, veja como é possível fazer uso desse método.

Objetivos e público-alvo

Ao considerar que a natureza dos dados levantados no mapeamento é bem diversificada, é preciso estabelecer quais são os objetivos da empresa para lançar mão dessa ferramenta.
Por exemplo, o objetivo do mapeamento é descobrir o máximo possível sobre o marketing da concorrência, isto é, aquilo que funciona para chamar atenção do público. Assim, você poderá adaptar ideias ou descobrir lacunas a serem exploradas nessa área.

No que diz respeito ao público-alvo, esse é um objetivo que jamais pode ser deixado em segundo plano. Quem conhece o cliente, vende mais. Por isso, busque coletar informações bem detalhadas do público presente em seu nicho, e assim poderá traçar um caminho certo para equipe de marketing e vendas.

Canais de coleta de dados

Na coleta de dados, é preciso determinar dois elementos: o método de coleta e o canal. De fato, este é dado em função daquele. Você pode escolher as redes sociais para fazer a análise ou sites especializados em coletar informações sobre o desempenho das empresas de acordo com o setor.

Estabeleça, também, o escopo de sua pesquisa, isto é, quantas empresas e pessoas serão analisadas, de forma que você possa ter uma visão geral do mercado através de uma mostra bem feita.

Instrumentos para a análise

Essa ferramenta é diferente dos canais para coleta de dados, pois envolve formulários que pode ser online ou físicos, além de entrevistas presenciais ou remotas, em tempo real. É necessário que um roteiro bem específico seja criado, de maneira que as entrevistas não percam o foco.

Defina também uma data de começo e término das pesquisas através dos instrumentos de análise. Nos questionários e formulários, as perguntas devem ser estabelecidas em cada um.

Ferramentas para mapeamento de mercado

Devido ao mercado atual ser repleto de detalhes e sutilezas, é preciso assumir que o mapeamento será um processo igualmente sofisticado. Por isso o uso das ferramentas, como o Google Trends e o SEMRush é ideal para otimizar o levantamento de dados.

O SEMRush auxilia na busca das palavras-chave mais usadas, além de mapear as empresas ao mostrar os anúncios de cada uma e a comparação com outros sites. Já o Google Trends, que é gratuito, analisa a busca de termos e palavras-chave, essencial para entender o comportamento do público.

Mapeamento de mercado no processo seletivo

Você sabia que o mapeamento de mercado vai além do estudo da concorrência e da clientela? É possível descobrir quais são as qualificações necessárias, mais atuais, na contratação de funcionários.

Entenda o que é o mapeamento de mercado!
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, o seu processo seletivo torna-se mais seguro, e a chance de realizar excelentes contratações para construir equipes de alta performance só aumenta.

Mapeamento de mercado nas vendas

Quem pensa que a venda se resume ao fechamento da mesma se engana. É preciso gerar leads, qualificar, prospectar e somente aí estar diante da possibilidade real de uma conversão. Com o mapeamento de mercado, a equipe de vendas fica mais perto das oportunidades genuínas de negócio.

É possível descobrir quais são as necessidades dos clientes, como a concorrência lida com isso e melhorar todos os processos que envolvem uma venda de sucesso, que vão desde a geração de leads até a prospecção e a negociação para que a venda aconteça.

Em conclusão, o valor do mapeamento de mercado é inestimável para empresas de qualquer porte, em qualquer nicho. Conhecer a temperatura do mercado, o comportamento da concorrência, os anseios do cliente são as respostas que simplesmente pavimentam o caminho de uma empresa de sucesso.

Compartilhe:
cadastro-empresa-newsletter

Dicas e insights relevantes para auxiliar no crescimento do seu negócio!

    Deixe um comentário

    logo-cadastro-empresa-blog

    © 2013-2022 Cadastro Empresa

    Política de Privacidade

    Você já conhece nossas redes sociais?!