As 4 maiores empresas da cidade de São Paulo

É difícil falar sobre a capital paulista e o mundo dos negócios sem citar as maiores empresas de São Paulo. São Paulo, capital do estado com o mesmo nome, é a cidade mais populosa do Brasil, tendo o dobro de cidadãos da capital do Rio de Janeiro, a segunda mais populosa do país.

A população de São Paulo chega até mesmo a ser maior que a população de países inteiros como a Grécia ou Irlanda, ou de outros estados brasileiros como Santa Catarina. Além de ser imensamente populosa, a cidade de São Paulo é também muito próspera.

A capital paulista tem uma receita que chega a mais de 72 bilhões de reais. Tanta prosperidade e números impressionantes assim não são por acaso, afinal o cenário da cidade é formado pela relação com empresas gigantescas e extremamente desenvolvidas. Hoje iremos conhecer mais sobre o empreendimento em São Paulo, quais as maiores empresas da cidade e toda a perspectiva financeira da capital. Confira!

Por que São Paulo possui tantas empresas?

Entender a realidade das maiores empresas de São Paulo é entender também parte da história da capital, e por que a cidade é tão rica e possui tantas empresas. Se hoje São Paulo é uma cidade modelo, conhecida como o centro financeiro do país e uma referência em economia em toda a América Latina, há um porquê que pode ser encontrado em sua trajetória histórica.

Fundada no ano de 1554 por padre católicos jesuítas, a cidade cresceu praticamente em torno da instituição de ensino chamada colégio São Paulo, uma instituição educacional que também foi criada por esses mesmos padres.

A influência jesuíta era tanta dentro de São Paulo, e os habitantes da cidade eram tão unidos, que não demorou muito para que a cidade chamasse atenção da própria coroa portuguesa, que viu na cidade uma espécie de cidade-estado possivelmente hostil.

Vale a pena tentar procurar trabalho nas empresas de São Paulo
Fonte/Reprodução: original

Em partes esse sentimento de bloco, de união que esteve desde sempre presente na cidade, fez com que ela prosperasse rapidamente, algo que só aumentou com a chegada do ápice agrícola que fez a cidade prosperar de vez e atingir um nível econômico realmente considerável.

O café foi um ponto decisivo que marcou para sempre a cidade e o estado de São Paulo como um todo. Sendo uma grande produtora do café São Paulo, imediatamente se a cidade se estabeleceu com uma economia ainda mais forte, ainda mais bem estruturada e carrega essa vantagem até hoje.

Com a chegada da industrialização, São Paulo também foi mais uma vez marcada como um local de prosperidade financeira e onde os empreendimentos costumavam vingar. Talvez aí tenha sido propriamente o início das grandes empresas de São Paulo, que começaram a se agrupar na cidade juntamente com o avanço da urbanização da capital.

É importante entender como em todos esses aspectos a história tem um fluxo contínuo que explica a prosperidade da cidade. O café e a explosão financeira que sua comercialização significou para a cidade foi um dos grandes responsáveis por dar para São Paulo a oportunidade de investir em industrialização quando esta chegou no Brasil.

Podemos facilmente criar esse vínculo, entre a história da capital e o fato de hoje haver as maiores empresas de São Paulo atuando na capital. Os imigrantes que chegaram da Europa também foram grandes responsáveis pelo crescimento econômico de São Paulo no início da sua industrialização. No início do século 20, São Paulo já superava a indústria carioca e seguia rumo a liderança financeira que hoje detém com certa folga.

Segundo Armen Mamigonian, um respeitado geógrafo especialista em geografia econômica, o desenvolvimento de São Paulo nesta época e até hoje está fortemente associado à ação dos imigrantes que trouxe mão de obra, capital, empreendedores e todo tipo de conhecimento que facilitou ainda mais a industrialização da cidade.

Outro fator que é bastante curioso, mas, ao mesmo tempo, elucidativo a respeito das características de São Paulo, foi a quebra da bolsa de Nova York em 1930 que contribuiu bastante para a industrialização da capital. A industrialização que já vinha firme e forte se viu em uma situação de pressão após a bolsa de Nova York quebrar.

Isso porque com as principais empresas do Estados Unidos quebradas e a instauração da grande depressão no país, importar café deixava de ser uma opção, o que impactou a economia brasileira que tinha neste país seu parceiro comercial mais significante, e logo a industrialização apareceu como o substituto ideal de superação econômica. Mais uma vez a história parecia conspirar a favor da capital paulista.

Uma vez que a capital já tinha todos esses elementos ao seu favor, o esforço necessários para mantê-la como importante centro econômico do país até para os dias de hoje, as maiores empresas de São Paulo ajudam a manter o status, foi só um esforço para preservá-lo.

Hoje São Paulo detém muitas empresas, e melhor, empresas grandes e relevantes no cenário econômico nacional e mundial, justamente por ser uma cidade muito atrativa para quem quer empreender, como sua história prova constantemente, e o povo paulista não deixou que o fluxo financeiro perecesse ou deixasse de se aprimorar.

Quais são as perspectivas para as maiores empresas da cidade de São Paulo nos próximos anos?

Ainda hoje empreender em São Paulo é muito interessante e as maiores empresas de São Paulo entendem esse cenário promissor. Pessoas sonham em se mudar para a capital paulista e lá se tornarem grandes empreendedoras, prosperar e conquistar o salário e o emprego dos sonhos. Será tão bom assim o sonho paulista? Aparentemente até hoje vale muito a pena ir para São Paulo para investir em uma vida de trabalho com bom retorno.

Em um estudo empreendido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e criado pela Endeavor chamado Índice de Cidades Empreendedoras, São Paulo apareceu como uma excelente cidade para se empreender.

O índice aponta São Paulo como uma cidade que oferece infraestrutura para quem quer empreender e se colocar em um novo patamar enquanto empresário e gestor. Não podemos dizer que um resultado dessa natureza não era o esperado, afinal as maiores empresas de São Paulo estão aí justamente para provar que a cidade continua sendo um polo econômico invejável, e suas perspectivas continuam sendo de crescimento e estabilidade.

Vale a pena tentar procurar trabalho nas empresas de São Paulo?

Quando falamos de cidades empreendedoras e de empresas prósperas, pode haver uma impressão constante que essas empresas deixam de lado a sua humanidade para apostar em lucros mais exorbitantes, em resultados mais gordos e suculentos, enquanto os seus colaboradores participam pouco ou nada de todo esse retorno financeiro que as maiores empresas de São Paulo recebem.

A boa notícia é que essa perspectiva pode estar mais longe da realidade do que nunca. Um estudo regionalizado realizado pela Great Place to Work, ou melhores lugares para trabalhar, mostrou que muitas das maiores empresas de São Paulo já entenderam que oferecer o tratamento adequado e humanizado para seu colaborador se reflete me uma força de trabalho mais robusta e estável.

Por que São Paulo possui tantas empresas
Fonte/Reprodução: original

O estudo apontou que 73% destas grandes empresas oferecem bolsas de estudos para seus colaboradores, um número bastante expressivo! Não só isso, 47% das empresas pesquisadas oferecem também escolas e universidades internas para promover a formação e possibilidade de crescimento dos mesmos, dedicando um tempinho para educá-los em diversos campos em relação à administração, liderança, entre outros aspectos importantes para o ambiente corporativo.

42% dessas empresas também oferecem algum tipo de ajuda financeira para que seus colaboradores estudem, mesmo que não seja por meio de um programa vinculado à empresa. E 75% ainda cedem horário de trabalho para que seus funcionários possam participar de alguns programas voluntários de sua escolha.

Isso mostra que as maiores empresas de São Paulo não estão apenas preocupadas com seu desenvolvimento, também se preocupam com o desenvolvimento de seus colaboradores e de sua equipe.

Vejas as 4 maiores empresas da cidade de São Paulo?

Vamos agora falar das maiores empresas de São Paulo propriamente ditas, que se destacam nesse polo econômico tão importante.

Falamos bastante do que pode ter levado a cidade ter todo o seu prestígio e prosperidade financeira, que carrega até hoje. Agora iremos entrar de cabeça nos resultados que foram alcançados pela cidade e quais são seus maiores frutos. Então conheça as maiores empresas de São Paulo a seguir!

Vale

Atuando no mercado há praticamente 80 anos, a Vale é uma mineradora brasileira de sucesso mundial. A empresa produz: alumínio, manganês, ferro, níquel, ferroliga, potássio, caulim, cobre a alumina. E não é apenas no setor de mineração que a Vale atua, ela também participa do setor de ferrovias, logística e até mesmo energia elétrica, operando atualmente cerca de 9 usinas de energia.

A empresa já foi considerada a maior exportadora de todo o Brasil e hoje tem uma receita de aproximadamente US$ 54,5 bilhões de dólares.

Itaú

O Itaú Unibanco é considerado hoje o maior banco privado de todo o país, e também é dono de uma das maiores marcas de todo o país. Em valor de mercado, o banco Itaú vale aproximadamente R$ 36,5 bilhões e o banco ainda conta com uma presença internacional bastante forte.

O banco, como é de se esperar até mesmo para seu porte, oferece não só os serviços tradicionais de abertura e manutenção de conta, mas também diversos outros produtos como seguros, financiamento, previdência privada, entre outros serviços financeiros.

Ao todo estão em posse do banco Itaú mais de 45 mil caixas eletrônicos, mais de 4 mil agências, mais de 17 milhões de clientes e a empresa atua em 18 países diferentes.

Ambev

A Ambev vive no coração de milhares, talvez milhões de brasileiros. Isso por a empresa ser a maior cervejaria do Brasil, uma bebida amada por diversos brasileiros e uma referência em nosso país. E a Ambev não é gigante apenas no seu ramo, ela é também uma das maiores empresas de São Paulo.

Poucas pessoas sabem, mas a Ambev é uma empresa que foi fruto de uma fusão entre duas outras gigantes, a Brahma e a Antárctica. Essa fusão acabou gerando a Ambev, que hoje praticamente domina o mercado brasileiro.

A empresa desde sua fusão já foi encarada com uma perspectiva totalmente diferente. O principal foco das mentes que estavam à frente da empresa, time esse que contava com o lendário Paulo Lemann, era atingir todas as metas financeiras.

E dado o tamanho das duas outras empresas antes da fusão, a Ambev e todos os que estavam no topo da empresa já sabiam muito bem do potencial que ela tinha e até onde poderia chegar. O valor de mercado da empresa alcançou os extraordinários R$ 248,7 bilhões, fazendo dela uma gigante do mercado brasileiro.

Magazine Luiza

A gigante do ramo varejista também deve ser contada entre as maiores empresas de São Paulo. Hoje a Magazine Luiza já atingiu um patamar realmente incrível, adquiriu empresas de outros ramos (como o market place de livros usados e novos, Estante Virtual) e tem uma atuação em diversos setores da sociedade e dos negócios.

Mesmo que os negócios estejam desafiadores para o varejo em geral, a Magazine Luiza sobrevive muito bem, apresentando um valor de mercado de R$ 23,81 bilhões.

E você conhecia essas que são as maiores empresas de São Paulo? Conhecia suas histórias e o quanto valiam no mercado? Vale a pena entendê-las para entender mais sobre como a própria capital paulista é uma cidade realmente relevante e incrível!

crie o perfil da sua empresa grátis no cadastro empresa

© 2013-2023 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!