Os 6 principais cuidados com suas listas de fornecedores que você precisa ter!

Para um negócio manter o bom funcionamento e produtos de qualidade, as listas de fornecedores devem ser prioridade. Afinal, elas impactam diretamente no tipo de serviço que irá prestar ao seu consumidor final.

Entenda agora os principais cuidados que você precisa ter com suas listas de fornecedores, para otimizar o seu negócio.

Saiba também: Como achar fornecedores de qualidade com o Cadastro Empresa? 5 características essenciais!

Porque a seleção das listas de fornecedores é importante?

Há milhares de fornecedores que trabalham no mesmo mercado e oferecem produtos parecidos. Porém, a qualidade e preço variam muito, seja pelo tipo de material utilizado ou pelas diferentes regiões.

Em alguns casos, até o público-alvo influencia nessas características. Suponhamos que o fornecedor W trabalha com alimentos veganos sem corante e conservante, e o fornecedor Y com alimentos para dieta fitness.

Porque a seleção das listas de fornecedores é importante
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Como encontrar os melhores fornecedores para a sua empresa!

Eles atendem públicos que possuem uma alimentação saudável, mas o tipo de alimentação é completamente diferente por uns comerem diversos alimentos e outras se privarem de alimentos de origem animal.

O público fitness pode até comprar um produto vegano, mas o público vegano não vai comprar uma marmita fitness e comer tudo o que estiver nela, por exemplo.

Outro exemplo é a comparação de qualidade. Se um fornecedor oferece uma entrega mais rápida, boa embalagem, produto de qualidade elogiado pelos clientes e tem boa venda. Mesmo sendo caro, atinge clientes com maior poder aquisitivo que prezam esse padrão. Veja também: Como colocar preço nos produtos e serviços da minha empresa?

Você não deve trocar por um fornecedor barato e com qualidade inferior, se quiser manter esses clientes. Por isso é importante fazer seleção das listas de fornecedores de forma inteligente e pensar no público que deseja atingir.

Principais cuidados para suas listas de fornecedores

Além dos exemplos acima, existem mais alguns pontos a serem considerados para montar as listas de fornecedores para a sua empresa. Leia com atenção para descobrir os cuidados que você precisa tomar.

Histórico do fornecedor

O primeiro passo é avaliar o histórico do fornecedor. Ao saber quais as mercadorias necessárias, comece a anotar os que trabalham no mesmo ramo que você. Comece a procurar os mais próximos e aumente a distância conforme a necessidade.

A internet nos possibilita saber melhor sobre o trabalho oferecido, qualidade e opinião de outras pessoas. Fazer networking com empresas de ramos iguais, ou parecidos, ajuda a ter um feedback mais confiável sobre determinados fornecedores.

Saúde financeira do fornecedor

Esse é um dos pilares mais importantes. Se não há dinheiro para comprar bons materiais e manter o negócio fluido, não se terá a qualidade e quantidade esperada.

Na falta de verba, pause a produção do produto. A gestão financeira é imprescindível para fluir e organizar os outros processos.

Aliás, nenhuma pessoa gosta de pagar por algo e não ter certeza que o produto ou serviço será executado como o prometido.

Capacidade de produção

Inclua nas suas listas de fornecedores apenas aqueles que produzem numa escala condizente com a sua demanda. Não adianta encomendar 100 mil sacos de arroz por mês se eles só conseguem produzir 50 mil.

A capacidade de produção deve ser alinhada no primeiro momento, junto com os valores e outras condições. Antes de solicitar o pedido, verifique os produtos que possui no estoque e quais precisam de reposição.

Se estiver no início, o seu estoque está vazio. É preciso saber a área disponível e a quantidade que pode ser armazenada no local. Tenha um local com características apropriadas e siga as recomendações de higiene adequados.

Qualidade e boas práticas

Cada mercadoria possui um padrão de exigências. As boas práticas na produção e qualidade dos produtos devem ser verificadas de perto. Isso não tem a ver apenas com a produção, mas também como e onde armazenar.

Se possível, solicite uma amostra ou visite para tirar suas conclusões antes de fechar negócio. Um produto bom garante o consumo recorrente e o crescimento exponencial no mercado.

Inovação

Novidade é um gatilho que funciona muito para chamar atenção da audiência, até mesmo em mercadorias comuns no mercado e que todos utilizam em sua rotina.

Marcas que oferecem o mesmo e não buscam inovar tendem a não serem lembradas. Busque produtos que ofereçam mais benefícios, alguma novidade, ou seja, mais eficiente em sua função que outros.

Todas as pessoas sabem que uma frigideira comum consegue fazer uma panqueca. Porém, algumas vezes grudam no fundo, e não permitem serem retiradas por completo. Essa é uma dor desse público que gosta de cozinhar, para isso inventaram a panela antiaderente como uma proposta de revolucionar.

Nem sempre precisa ser uma ideia mirabolante, apenas melhorar o que já existe e tornar a solução mais fácil.

Custo benefício

Deve haver um equilíbrio entre o investimento que você faz e o lucro que obterá ao vender. Mesmo que priorize a qualidade, existem muitos fornecedores no mercado que oferecem produtos semelhantes.

Essa análise depende da margem de lucro que você quer ter por mês, o público que deseja atingir e suas estratégias de vendas. Há empresas que atuam no mercado que atendem pessoas com maior poder aquisitivo e outras vendem em maior quantidade com ticket baixo para ser mais acessível para a população no geral.

Buscar fornecedores de outros estados costuma ser menos vantajosos, por conta do valor do frete, que conforme à região pode ficar ainda mais alto.

Como montar sua lista de fornecedores?

Monte uma planilha com as listas de fornecedores no seu computador e identifique cada um deles. Pode ser no papel também, mas como os preços são atualizados com frequência, o indicado é que se mantenha a planilha no computador, para edição quando necessário.

Como montar sua lista de fornecedores
Fonte/Reprodução: original

Crie agora a sua planilha de fornecedores de forma rápida e fácil!

Caso um fornecedor não tenha um produto que você precisa, você tem uma segunda opção que vende o mesmo produto, o que aumenta sua chance de não ficar sem a mercadoria desejada.

Dessa forma, pode organizar por ordem alfabética ou aleatória e grifar as que proporcionam mais vantagem para o seu negócio. Isso facilita na hora de entrar em contato e fazer os pedidos sem se confundir.

É recomendado excluir da lista os que não são compatíveis com as suas necessidades, assim, não ocupa apenas espaço.

Dados de cadastros indispensáveis

Anote o nome, telefone, e-mail, endereço, responsável pela venda, produtos disponibilizados, valores, prazo de entrega, capacidade de produção, formas de pagamento e se há condições especiais.

Ter esses dados permitem a rápida identificação e você pode ligar para tirar suas dúvidas. Conversar com o responsável é muito importante para saber sobre as garantias e outras questões.

Onde encontrar informações para pesquisa de fornecedores?

É comum encontrar por fornecedores ao pesquisar no Google, redes sociais, fóruns e outros tipos de buscadores na internet. Porém, com a plataforma da Cadastro Empresa, você encontra encontra de maneira rápida e assertiva as melhores empresas para o produto ou serviço que você precisa.

Para utilizá-la é fácil, acesse o site oficial da Cadastro Empresa e escreva na barra de pesquisa o nome, cidade ou CNPJ, e aperte na lupa para pesquisar. Após o carregamento da página, você poderá encontrar as melhores opções para a sua empresa.

Para saber mais sobre a empresa desejada, clique sobre o nome dela, e confira as atividades que realiza, município, estado, nome fantasia, data de abertura, capital social, CNPJ, natureza jurídica e demais situações.

Algumas também disponibilizam o nome dos responsáveis (sócios), e-mail e telefone para contato, com a localização específica. É a plataforma ideal para anunciar seus serviços ou encontrar fornecedores perto de você.

Faça um teste!

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!