Por que a sua empresa deve investir em banco de dados?

O banco de dados é um assunto que circula nos meios relativos à administração e gestão de empresas. Esse conceito compartilha a sua importância com o mero acúmulo e organização da informação e de dados no geral. Mas o banco de dados, especialmente quando falamos sobre isso no contexto empresarial, é algo muito maior do que esse conceito.

Em primeiro lugar, quando falamos de banco de dados estamos falando de inúmeras informações organizadas de maneira que faça sentido, para que uma gestão de empresa possa utilizá-las como uma ferramenta potencializa as ações da mesma.

Esses dados são retirados de qualquer lugar, do mercado, do ambiente virtual, da concorrência e dos consumidores no geral. Quer aprender mais sobre o que é e como o banco de dados é feito? Continue a leitura no artigo abaixo!

O que é um banco de dados?

Qualquer um em qualquer lugar e época concordaria que a informação é um tesouro, uma ferramenta central, em certos casos até mesmo uma arma. E é assim, seja uma informação mais técnica, precisa e prática do mundo ou a mais essencial e transcendental, todas elas têm a sua validade e sua importância.

Então por que seria diferente para as empresas? Uma gestão e a administração de empresas também c informações para funcionar, para realizar suas tarefas e para se colocar de modo competitivo no mercado. E um banco de dados vem inicialmente para suprir toda essa demanda por informação de qualidade, e claro, organizada.

O que é um banco de dados
Fonte/Reprodução: original

A informação de nada vale se não for organizada segundo um critério comum, e aqui começa a primeira “lei” do banco de dados. As informações que um banco de dados dispõe estão sempre condicionadas a um mesmo assunto, a um mesmo critério e a um núcleo comum que estas compartilham.

Sem isso não há nenhum banco de dados. A segunda necessidade que fundamenta o conceito é que ele utiliza as ferramentas digitais, ou seja, um banco de dados não é uma mera enciclopédia, que em termos gerais acabaria se adequando ao nosso primeiro critério, mas sim uma plataforma digital.

Essa plataforma digital é um software local, ou é um servidor, dependendo das características de uma empresa, como o caso de uma empresa com muitas sedes, prédios e computadores que utilizam a mesma rede para acessar o banco de dados, mas ele também pode existir em forma de software local utilizado e acessado localmente pela máquina.
Geralmente o banco de dados é utilizado como SGBD, Sistema Gerenciador de Banco de Dados, é por aí onde os seus sistemas costumam ser criados. Por meio do SGBD os bancos de dados começam a atuar utilizando como referência uma série de tarefas, de campos ou até mesmo de outros dados que viram referência para todo o sistema.

O SGBD, que iremos simplificar como banco de dados, é utilizado pela empresa, pela sua equipe e pelos gestores empresariais. Ele serve não apenas para organizar os dados, mas também para apresentá-los para quem interessa de modo simplificado.

Ou seja, com o SGBD qualquer membro de uma empresa pode acessar o conteúdo do banco de dados de maneira facilitada, fácil de ser entendida e de modo que esses dados sejam facilmente manejados pela equipe.

Mas algo super interessante a respeito do SGBD é que ele pode ser utilizado também por clientes! No caso, usuários de sites. Na verdade, esse mecanismo é essencial para utilizar na arquitetura de sites e plataformas, pois com eles uma empresa está muito mais capacitada para dar ao usuário uma experiência incrível, muito melhor, intuitiva e que faça mais sentido.

Ou seja, o banco de dados serve tanto para empresa quanto para o usuário. Quer algo mais incrível que isso?

Qual a finalidade de um banco de dados?

Tudo o que é digital funciona através de informações. Bem, isso fica explícito no caso dos dados, e no caso da própria disciplina que trata de softwares, a tecnologia da informação. Todo programa, plataforma digital e até mesmo site precisa de dados para ser utilizado, precisa de dados até mesmo para existir.

O banco de dados então entra como uma peça-chave, tanto para a criação de softwares quanto para um site, por exemplo. No caso dos sites ele é ainda mais necessário, pois esse banco de informações organizadas que vai gerir os usuários. Muitos destes hoje em dia utilizam o serviço de cadastramento, em que o usuário se cadastra, efetua seu login e então acessa o determinado sítio utilizando seus dados pessoais.

Isso faz toda a diferença, pois personaliza o acesso do usuário e possibilita que o site tenha muito mais sentido para ele. Por isso, o banco de dados se faz muito necessário, é com ele que determinado usuário terá o acesso que deseja em seu site.

O banco de dados serve também para criar relações entre tabelas, dados, gráficos, imagens e tudo o que pode se relacionar em uma teia de informações complexas. Tudo isso é gerenciado pelo banco de dados que atua configurando cada uma dessas relações. Com o banco de dados também fica muito mais fácil excluir determinados arquivos, criar algumas cópias e importar e exportar algumas informações.

Hoje em dia o banco de dados é utilizado não só pelos usuários e gestores, como também por outras tecnologias. Um software necessita do banco de dados para saber que informações acessar e em quais momentos. Isso faz com que um banco de informações rigidamente organizadas também seja importante para a própria tecnologia.

Uma das discussões mais em alta quando falamos em tecnologia e plataformas é a experiência de usuário. Chamamos de experiência de usuário a vivência que este terá ao acessar uma plataforma. Isso é muito sério, e estudos revelam o quanto é necessário garantir uma ótima experiência de usuário para que estes sejam retidos e não abandonem a plataforma em questão.

Mais de 50% dos usuários ao lidar com problemas de carregamento e de informações que não estão bem estruturadas em um site abandonam a plataforma. Veja a quantidade de recursos que sua empresa pode estar perdendo sem investir em um banco de dados de respeito!

O banco de dados tem um uso muito vasto! Além de todos esses benefícios voltados para o usuário, o banco de dados atua diretamente em favor da gestão de uma empresa e a favor da equipe de qualquer companhia. Assim todo colaborador tem acesso a informações relevantes com uma interface fácil de ser acessada e de controlada.

Como os dados são armazenados em um banco de dados?

Os dados podem ser armazenados de duas formas, principalmente. A primeira é por meio do disco rígido, disco esse chamado de HD que é um armazenamento local. O segundo é por meio de servidores online que colocam a informação em outro lugar, acessado de maneira remota.

Essas duas formas de armazenamento são eficazes e podem ser utilizadas pela empresa, inclusive de modo simultâneo. Cada uma delas tem suas próprias vantagens e desvantagens, e realmente não podemos eleger uma que seja melhor que a outra, são diferentes e complementares entre si.

Como os dados são armazenados em um banco de dados
Fonte/Reprodução: original

Esses dados são acessados posteriormente pelo software que os compreende e então coloca todas essas informações a disposição dos usuários do software ou plataforma que o utiliza. Os dados recolhidos para formar o banco são extraídos de diversas fontes, e aí entra precisamente o que podemos chamar de “esforço humano”.

O esforço humano é o que irá gerar os dados para compor o sistema de banco de dados posteriormente. Essas informações são retiradas, a priori, ou por um profissional da empresa que trabalha ativamente para isso, conversando com seus clientes, por exemplo, ou pelos próprios clientes.

Sim, os clientes no momento que realizam um cadastro na empresa estão, mesmo que indiretamente, contribuindo para a atualização dos dados da empresa. Essa é a magia do banco de dados.

Outro meio de obtenção dos dados de clientes e potenciais clientes é através de plataformas de consulta de dados e prospecção, que facilita buscas por pessoas e suas informações mais recentes para serem incluídas nos bancos de dados das empresas.

Qual é a diferença entre um banco de dados relacional e um banco de dados não relacional?

Os bancos de dados são altamente complexos e podem funcionar de maneira bastante diferente, uma dessas maneiras é o banco de dados relacional e o não relacional. Lembra que citamos como bancos de dados são utilizados com estruturas de grupos de dados? Então, é exatamente a isso que se refere o banco de dados relacional.

No formato de banco de dados relacional a base de dados é feita utilizando um grupo de informações que funcionam o estruturando. Essa estrutura é rígida, ela é feita para seguir determinada lógica e não para de seguir essa lógica por toda a vida útil daquele banco de dados.

Já o banco de dados não relacional não funciona assim. A diferença está justamente nisso, o banco não relacional de dados admite uma estrutura mais flexível, capaz de ser alterada com o tempo. Há uma clara vantagem nessa modalidade, embora ela também seja muito mais complexa de ser atualizada com o tempo.

Quais são as vantagens de investir em um banco de dados?

Ter um banco de dados é extremamente importante para uma estrutura empresarial. Entendendo melhor o que ele é, como vimos, nós temos muito mais noção de qual a sua real importância. Mas claro, há ainda mais vantagens em ter um banco de dados sendo utilizados pela sua empresa.

Podemos destacar, para começar, a customização! Com um banco de dados em dia, sua empresa pode criar inúmeras ferramentas customizadas. Uma ferramenta customizada é uma ferramenta que atende determinado público ou até mesmo determinado usuário de modo muito mais direto e pessoal.

Assim os usuários de sua plataforma terão acesso a um atendimento pessoal, mesmo que seja digital, por exemplo. Ou mesmo que sua empresa realize atendimentos pessoais e em um ambiente físico, seus atendentes terão ferramentas customizadas para lidar com seu público, levando até seu consumidor muito mais atenção e dedicação no próprio atendimento.

O banco de dados também oferece muito mais liberdade para que sua empresa não dependa de esforço humano. Claro, uma máquina não pode realizar tudo sozinha, e sempre é necessário alguém para operar o sistema para que ele funcione. Mas ainda assim, com o banco de dados muito do esforço humano é reduzido.

Na verdade, considerando a quantidade de informação que um banco de dados carrega, uma empresa nunca poderia encontrar pessoal o suficiente para atender esse nível de demanda e de empenho. Sendo assim, o banco de dados é essencial para que uma empresa consiga levar esse nível de informação, tanto sua equipe quanto para seus usuários, quase sempre de maneira automatizada.

Por fim, uma das principais vantagens de um banco de dados está no compartilhamento da informação. Imagine quantas pessoas tem acesso a um mesmo dado utilizando o sistema de banco de dados! Tanto pessoas da sua própria equipe quanto seus usuários são beneficiados por isso.

O banco de dados é capaz de ser compartilhado por centenas, milhares de pessoas ao mesmo tempo! Isso é realmente incrível, e sua empresa só pode ter isso investindo em um banco de dados de respeito.

crie o perfil da sua empresa grátis no cadastro empresa

© 2013-2023 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!