Ninguém vai a lugar nenhum sozinho, isso é fato. Dentre de empresas e corporações, essa afirmação não poderia ser mais verdadeira.

Os funcionários e colaboradores formam uma equipe que move a empresa, faz com que ela funcione e triunfe sobre suas metas e objetivos. A equipe é a ligação entre sua empresa e seu público, e mais do que isso, é ela quem desenvolve e cria aquilo que precisará tocar a vida dos clientes.

Para que todos os processos dentro de sua corporação funcionem perfeitamente e em harmonia, a boa convivência e cooperação com seus funcionários é fundamental. Por isso, a tendência dentro das grandes empresas é cada vez mais proporcionar o bem-estar e a flexibilidade aos colaboradores.

Investir em qualidade de vida e em um bom relacionamento com sua equipe é investir nos bons resultados e sucesso de seu negócio. Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas e informações valiosas sobre a importância do seu funcionário vestir a camisa da empresa.

Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura e confira!

A diferença de uma equipe que veste a camisa da empresa

Não há nada melhor do que receber um tratamento diferente quando decidimos consumir os serviços ou produtos de uma empresa. Quando somos bem recebidos e bem atendidos, conseguimos identificar que aquela equipe realmente trabalha com o coração naquilo que faz.

Em geral, o mal atendimento leva os consumidores a interpretarem que aquele funcionário não está feliz trabalhando ali. E acredite, tudo isso reflete na imagem que sua empresa está passando para o público.

Mais do que a qualidade do que você está vendendo, a experiência do cliente tem sido determinante na hora da escolha por empresa X ou Y. Por isso, fazer com que seus funcionários vistam a camisa da empresa é investir diretamente no seu negócio.

Uma equipe que acredita naquilo que faz e tem prazer em executar suas atividades passará todo esse sentimento para frente. Seja no desenvolvimento de produtos e processos internos ou no atendimento direto ao cliente, uma equipe que defende sua corporação faz toda a diferença nos resultados finais.

Muitas empresas investem pesado para conquistar seus clientes, e esquecem que os primeiros a serem conquistados devem ser os que já estão lá dentro. Uma equipe determinada e incentivada poderá levar o seu negócio a um novo patamar.

Pessoas inspiradas vão além de suas metas e objetivos, elas fazem sempre mais. E tudo isso de forma natural e leve, sem sofrer com pressões ou fazendo apenas por obrigação.

Se você fizer uma busca por pesquisas que envolvem os funcionários de grandes corporações em seu segmento, verá que o depoimento dos funcionários é inspirador e que trabalhar ali para eles é mais do que apenas trabalho. E é isso que faz toda a diferença do tamanho, nas conquistas e no crescimento de uma empresa.

Como conquistar a confiança de seus colaboradores

Está encontrando dificuldade para atrair seus funcionários e fazer com que eles vistam a camisa de sua empresa? Então confira a seguir algumas dicas práticas e valiosas para que isso comece a acontecer!

Se aproxime de seus funcionários

Antes de mais nada, a empatia por parte do líder precisa começar na aproximação. O seu interesse pelos funcionários deve ser real e humano, e não apenas em busca de números e metas.

Através dessa aproximação, você poderá conhecer melhor cada um e suas habilidades. Isso te ajudará muito na hora de delegar tarefas corretamente e aproveitar melhor o potencial de cada um e valorizar seus talentos dentro de sua empresa. 

A parceria entre líder e equipe fortalecerá os laços e criará um relacionamento cooperativo, onde ambas as partes buscam ajudar a outra a crescer, se desenvolver e se realizar.

Abra espaço para feedbacks

Ao deixar o relacionamento mais próximo e transparente, é comum que as pessoas se sintam mais livres para conversar sobre os processos dentro da empresa. Por isso, é importante que você abra espaço para feedbacks.

Alguns chefes se importam somente em impor metas, sem saber a visão de seus funcionários sobre elas. Como a equipe está diretamente envolvida com todos os processos dentro do seu negócio, receber feedbacks de cada área é muito importante.

Tendo uma visão mais íntima, eles podem te ajudar a ver algo que pode ser melhorado que você ainda não viu. E com isso, os funcionários se sentirão parte importante da empresa, onde são valorizados, ouvidos e respeitados.

Dê bons exemplos

Outra forma de conquistar a confiança de sua equipe - e a mais forte delas - é através do exemplo! A grande diferença entre líderes e chefes está nos exemplos.

Ao ver que primeiro você faz, para depois solicitar, os funcionários te verão com mais respeito e admiração. Por isso, é importante que você, como líder, respeite horários, tarefas e regras impostas dentro da empresa. 

Aproveite as reuniões para incentivar

Na hora das reuniões, uma boa estratégia para conquistar sua equipe é elogiar em público e corrigir no particular. De modo geral, você deve sim pontuar o que precisa ser melhorado e ajustado como um todo, mas deixe as correções individuais para um outro momento.

Dessa forma, você evita constranger os funcionários na frente de todos e também quebra aquele medo que as pessoas tem de reuniões de trabalho. Após citar aquilo que precisa ser melhorado, foque em tudo que acertaram e nas metas conquistadas.

O incentivo é a melhor forma de fazer com que eles vistam a camisa de sua empresa. Ao sentirem que são reconhecidos e valorizados, o empenho valerá mais a pena. 

Comemore pequenas vitórias e aplique dinâmicas ou palestras motivadoras que leve seus funcionários a crer que podem ir mais além. O primeiro voto de confiança deve sempre vir do líder, e como resultado disso, eles também acreditarão em si!

Esperamos que essas dicas sejam úteis e te ajudem a melhorar a relação de sua empresa com os funcionários, parte essencial para o sucesso do seu negócio! E para mais dicas preciosas para o sucesso do seu negócio, confira as outras matérias do nosso blog!