Fornecedor: o preço NÃO é o único fator de compra [5 alternativas para conquistar mais clientes]

Focar a atenção no preço que o fornecedor te oferece é relevante, mas não pode ser o único fator de compra a ser avaliado para fechar uma parceria. Você pode ficar em dúvida e se perguntar “mas se eu preciso ter preços competitivos, como eu faço então?”.

O preço não deixa de ser importante, mas você precisa manter em outros critérios de escolha como alternativa se quer conquistar mais clientes, como por exemplo: a atenção na experiência do cliente, sustentabilidade de consumo, atendimento personalizado e capacitação da equipe.

Cada vez mais, os clientes exigem entregas mais rápidas, um bom atendimento e produtos de melhor qualidade. Alguns ainda desembolsam um valor maior só para obter experiências a mais.

Por isso, descubra quais os requisitos essenciais que um fornecedor precisa ter para destacar-se no mercado para conquistar mais clientes para o seu negócio.

Porque o preço do fornecedor não é o único fator de compra?

Ao olhar apenas o preço, você pode deduzir uma boa oportunidade de lucro. Porém, de outro ângulo, pode estar relacionado apenas com um produto e serviço de má qualidade, e para saber a fundo qual dessas alternativas está correta, é preciso avaliar outros fatores essenciais.

Importância na escolha dos fornecedores de seus produtos

Todo empreendedor quer ver sua empresa ser elogiada por ter produtos de qualidade, preço justo e entrega eficiente, do que apenas ouvir o cliente dizer “só comprei pelo preço, mas nem é isso tudo”.

Essa reputação começa desde quando você escolher o fornecedor, pois é ele quem garante a qualidade do produto, de seu material e da sua funcionalidade, além é claro da entrega no prazo e no estoque. Por isso, antes de fechar uma parceria com um fornecedor, avalie outras opções.

Quais critérios para escolha dos melhores fornecedores?

Ao definir o público que deseja atingir, sua empresa já tem ideia de quais produtos deve vender. Um dos critérios a ser avaliados é se o fornecedor tem capacidade de suprir a sua demanda, pois não adianta pedir 10 mil itens e o seu fornecedor ter um limite de produção de apenas 5 mil por mês.

Quais critérios para escolha dos melhores fornecedores
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Pesquise sobre a reputação e descubra o que outros clientes acham do serviço prestado. A localização também é importante, pois o custo de deslocamento está incluso no serviço. Muitas vezes é melhor priorizar um fornecedor local, tanto pelo valor da entrega, quanto pelo tempo.

Pergunte sobre o suporte pós-venda, ele será muito importante em caso de imprevistos na entrega e outros problemas. Certifique-se que terá um apoio.

Como organizar estrategicamente as compras com fornecedor?

Se o seu intuito é obter uma estratégia de vendas otimizada, o ideal é investir em um software que te ajude na gestão do estoque e outros setores, pois assim, você terá controle do que precisa repor, quanto lucrou em vendas e quais produtos tem maior saída, sem falar no acesso fácil e rápido a todas essas informações, para conseguir ver quando os últimos pedidos foram feitos e em qual fornecedor.

O que espera o consumidor dos seus produtos?

Qual é o padrão de seus clientes e que poder aquisitivo eles têm? Isso tudo influencia no tipo de produto que eles querem em troca do dinheiro.

Pessoas que possuem alto padrão de vida, buscam por exclusividade, qualidade e eficiência, e na maioria das vezes tem pressa para adquirir.

Já quem possui baixa renda, muitas vezes, tem mais paciência para esperar e compra um produto inferior, logo com menor qualidade.

Foco de experiência e sustentabilidade

O consumo com consciência tem aumentado, logo, as pessoas dão preferência a empresas que apoiam a preservação da natureza. Por isso, inclua esse fator em seu produto, e diminua o impacto ambiental dele no mundo.

Além disso, ao promover a sustentabilidade na marca do seu produto/serviço, você garante para o cliente a segurança de um consumo à longo prazo; já que, provando ser sustentável, a tendência é que o seu produto permaneça no mercado e no mundo por mais tempo sem trazer prejuízos para a humanidade como um todo.

A importância da jornada de compra para conquistar mais clientes

A jornada de compra deve ser monitorada para você entender como o seu consumidor chega até você para melhorar cada vez mais a experiência que ele tem na sua empresa.

Assim, ao entender o comportamento do cliente frente à necessidade que o seu produto/serviço resolve, você consegue personalizar as etapas de atendimento para orientar o seu cliente a comprar exclusivamente de você quando ele buscar por solução.

A importância da jornada de compra do consumidor
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Por isso, muitas marcas investem tempo para criar um funil de vendas, anúncios para impactar novos clientes e ainda investem em uma equipe pós-venda, para mapear a satisfação de pessoas que já adquiriram o produto anteriormente.

Deste modo, você terá acesso a todos os dados de comportamento e hábitos de seu público, para melhorar a sua abordagem e processo de vendas.

Como ofertar com produtos a melhor experiência na jornada de compra?

Primeiramente, você deve priorizar a verdade sobre a eficácia, e que problemas aquele produto resolve. Sua oferta precisa ser verdadeira, para não perder a confiança de seu consumidor.

Não há nada de errado em usar as palavras certas para comunicar esses benefícios e exaltar as qualidades, mas não invente.

Pergunte a clientes antigos o que eles mais gostaram no produto, como foi a experiência de compra e se tiveram algum problema, pois esse é um ponto imprescindível para saber onde melhorar.

Explique as várias maneiras de utilizar o mesmo produto e enfatize como ele resolve vários problemas do cliente de uma vez só. Se puder, coloque um vídeo ou indique um canal do YouTube da empresa para mostrar como monta, benefícios e outras dúvidas que costumam ser frequentes.

Como impactar o cliente indiferente aos preços do produtos?

Para impactar o cliente, é preciso conhecer os hábitos cotidianos e os problemas que eles querem resolver. Essa é uma excelente forma de gerar conexão e ajudá-lo nessa questão.

Suponhamos que ele precisa de uma nova cafeteira para o seu consultório, mas não quer uma que seja barata e que cumpra apenas sua função de fazer café, e sim uma máquina que seja bonita, que os clientes reparem nela, que faça chá e cappuccino também. Aquelas que você precisa compra uma cápsula para que a mágica aconteça.

Ao ver todas essas descrições específicas, você pode apresentar um produto com todas essas características para impactá-lo.

Claramente, esse consumidor busca qualidade e um produto imponente. O preço é só um detalhe em vista das características exigidas.

Atendimento facilitado e humanizado

Usar a tecnologia para agilizar o processo é muito bom, mas não esqueça de contratar uma boa equipe para realizar um atendimento humanizado e rápido para o seu cliente.

As pessoas querem ser compreendidas e ter certeza que podem confiar no atendente, e um atendimento humano traz acolhimento e satisfação. Por isso, disponibilize os números desse serviço em uma área bem visível e com legenda, para explicar o que cada um resolve.

Opinião do consumidor

Essa opinião conta muito, principalmente após a venda concluída. Seja positiva, para colocar com feedback no site, ou negativa, para você descobrir onde pode estar a falha no atendimento.

Você pode ligar ou enviar um e-mail para o público que já consumiu para perguntar a experiência que tiveram e se há possíveis sugestões a fazer.

Qualidade e capacitação da equipe

Não adianta contratar uma equipe e não fornecer o conhecimento necessário para eles. Mantenha sua equipe bem treinada e atualizada de todos os processos, desde o primeiro atendimento até o pós-venda.

A pior situação que existe é quando o cliente solicita por ajuda e o atendente não sabe como resolver ou quem indicar para resolução do problema em questão.

Realização do bom pós-venda

Quando todas as estratégias de venda são seguidas com rigor, a venda acontece. Nessa hora, muitas empresas pecam por achar que a jornada do cliente termina aqui, mas todo negócio precisa de consumidores fiéis, que retornem para comprar novamente, além de indicar para novas pessoas.

Mensure a satisfação de seus clientes, use as redes sociais ao seu favor. Faça enquetes, pergunte sobre a experiência e poste os feedbacks positivos. Envie e-mail sobre novas ofertas, descontos e condições especiais. Não perca a oportunidade de vender novamente e fidelizar seus clientes.

Agora que você viu nossas dicas para conquistar mais clientes na sua empresa, não esqueça de acessar o site Cadastro Empresa para encontrar novas parcerias para o seu negócio. Estamos aqui para divulgar o seu empreendimento e impulsionar suas negociações.

Mas, se você quiser continuar com os seus estudos, tudo bem! Eu recomendo que você acesse os seguintes artigos:

Quais são os tipos de fornecedores?

Prospecção de Fornecedores: Como encontrar fornecedores?

Cálculo de Depreciação: O que é e quais são as fórmulas?

10 Critérios para seleção de fornecedores

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Até mais 🙂

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