Como aplicar o Coworking no setor de compras da empresa? [5 dicas para aumentar a performance da equipe]

O Coworking no setor de compras da empresa demonstra que o hábito de compartilhar se espalha não só na internet, mas também no meio profissional. Para que funcione de maneira otimizada, a sua empresa deve sempre buscar formas de diminuir o tempo das operações e de aumentar a produtividade, o Coworking se provou uma dessas formas.

Mas por que o Coworking no setor de compras funciona? Porque esse método de trabalho é mais eficaz, uma vez que coloca vários funcionários juntos. No Coworking, a prioridade é usar os espaços com inteligência, ao introduzir mais infraestrutura para que todos realizem suas atividades, de acordo com suas respectivas rotinas de trabalho.

Por falar em rotina, está aí um conceito que é uma verdadeira faca de dois gumes para a empresa. Se, por um lado, é a atmosfera da rotina o que garante a criação de processos organizados e eficazes, por outro lado, é esse mesmo ambiente de repetição que pode desmotivar as pessoas nele envolvidas.

É uma questão de comportamento humano. A nossa tendência é produzir com mais lentidão se cairmos em uma rotina. Assim, o Coworking pode ser a resposta para esse dilema, pois cria um ambiente onde os funcionários podem motivar uns aos outros — obviamente sob uma liderança firme do gestor.

O Coworking no setor de compras da empresa, em particular, pode exercer grande influência nas operações dessa área. Afinal de contas, é preciso lembrar que nada em um empreendimento funciona sem a compra de insumos, mercadorias e produtos.

Portanto, conheça a seguir mais detalhes sobre o que é o Coworking, sua aplicação no setor de compras e como ele oferece espaços e serviços melhores. Veja também como o Coworking pode ser usado para aumentar a motivação e, consequentemente, a produtividade dos funcionários no decorrer da rotina da sua empresa!

Neste artigo, você verá:

    O que é o Coworking?

    O Coworking é um novo modelo de exercício profissional, o qual propõe que funcionários de empresas diferentes usufruam do mesmo local de trabalho. A intenção por trás disso é o corte de custos. Ao invés de custear um grande escritório, muitas empresas custeiam apenas parte de um local dividido entre várias áreas.

    Esse sistema pode ser usado, inclusive, por profissionais que não têm vínculo empregatício com alguma empresa. É o caso dos freelancers. Enquanto a tendência do home office cresce a cada dia, muitos profissionais autônomos optam pelo Coworking para obter mais estrutura e organização em suas funções.

    O que é o Coworking
    Fonte/Reprodução: original

    Leia também: Conheça o que é Empowerment e saiba como aplicar no seu planejamento empresarial

    Nem sempre um computador em casa é capaz de resolver todas as tarefas de um profissional. Em muitos casos, o home office é “confortável demais” e contribui para uma baixa produtividade. Nesse caso, o Coworking é a solução ideal para aliar estrutura, produtividade e disciplina.

    Vale destacar, aqui, o Coworking no setor de compras da empresa, pois o ambiente criado para essa finalidade oferece uma oportunidade de trabalho como nenhuma outra. Quem faz parte do setor de compras e trabalha com o Coworking tem a possibilidade de ampliar sua rede de contatos.

    Afinal de contas, estará literalmente diante de pessoas que representam chances de conhecer produtos e serviços novos, com melhores preços e de vários nichos. A variedade traz muitas possibilidades de negócios melhores para o setor de compras!

    Quais tipos de espaços e serviços oferecidos por Coworking?

    Para entender melhor como funciona o Coworking no setor de compras da empresa, vale a pena entender quais são os tipos de espaços e serviços oferecidos.

    Auditório

    Boa parte da vida profissional tem a ver com aperfeiçoamento e treinamento, e por isso o auditório é um bom espaço para Coworking. É o local ideal para organizar palestras, além de treinamentos de capacitação, formação e workshops.

    Nesse local é possível compartilhar informações com os colegas de escritório. Em suma, se torna um local de aprendizado para pessoas de diferentes empresas, em um mesmo ambiente! Ademais, vários auditórios também podem ser alugados por outras empresas para realizar um Coworking. Então, o local nunca fica fora de uso.

    Escritório virtual

    É preciso diferenciar o escritório virtual de Coworking, pois este último é maior do que o primeiro. De fato, é possível obter todos os serviços do escritório virtual através do Coworking.

    Nesse serviço é possível ter um bom gerenciamento das correspondências e dos recados, assim como atendimento telefônico, além de endereço fiscal e físico. Mas, no Coworking, no setor de compras da empresa e outros, todo esse serviço é somado a uma estrutura perfeita para a rotina de trabalho.

    Incluídos no plano estão o uso de energia, internet, água, recepção e internet. Tudo isso somado ao contato profissional com outros funcionários que podem ser do seu nicho ou não.

    Espaço de convivência

    Uma das maiores características e, consequentemente, uma vantagem do Coworking, é que muitos oferecem espaços de convivência. Podemos até dizer que imitam, em uma escala menor, o ambiente de uma empresa. Nas áreas de convivência, que são constituídas de espaços comuns e mais informais, é possível trabalhar o networking de um jeito menos formal.

    É um local para conversar um pouco e tomar um café após horas de trabalho, ou no intervalo de um serviço para o outro. Não raro, são nas áreas de convivência que nascem grandes ideias e estratégias. Afinal de contas, há pessoas reunidas com vários pontos de vista diferentes, além de raciocínios e processos criativos diversos.

    Estacionamento

    Em alguns casos, é possível encontrar um Coworking perto de casa. No entanto, nem todos têm essa sorte. Entendendo essa necessidade, o Coworking pode oferecer até mesmo um estacionamento próprio em sua estrutura, o que traz conveniência e segurança para qualquer profissional trabalhar o dia inteiro com tranquilidade.

    Estações compartilhadas

    A estação compartilhada é uma forma de obter todos os benefícios de uma empresa grande, a qual costuma dar atenção onde as pessoas trabalham lado a lado. É uma forma de ter contato profissional com pessoas diferentes, de outros segmentos.

    Na estação compartilhada podemos, inclusive, trazer à tona os benefícios do Coworking no setor de compras da empresa. Nesses locais de fácil socialização, é possível aumentar a rede de contatos com pessoas de vários segmentos e conhecer empresas de fornecedores para melhorar os negócios da sua empresa.

    Estrutura física

    A estrutura física do Coworking no setor de compras da empresa, ou qualquer outro setor, é fundamental. É preciso lembrar que o componente físico desse modelo de trabalho é tão importante quanto o componente humano.

    Por isso, busque um local que seja tanto funcional quanto confortável, na medida em que realmente tenha a cara da sua empresa e que incentive a produtividade. Lembre-se que esse será seu local de trabalho, ou de seus funcionários, por um bom tempo. Então, certifique-se que ele atende a todos os seus critérios e necessidades.

    Impressoras

    Hoje em dia, a necessidade por impressoras é cada vez menor. Isso acontece porque boa parte dos registros é confinada ao mundo digital, em softwares ou na própria nuvem. Contudo, ainda podem acontecer ocasiões nas quais é necessário recorrer ao papel. Portanto, as impressoras devem estar inclusas em um bom Coworking.

    Internet

    Se, por um lado, a impressora é considerada um acessório, a internet deve ser considerada como parte integrante da estrutura de um Coworking. Hoje em dia, é impossível trabalhar sem um bom servidor de internet, com velocidade de conexão.

    Para quem trabalha com arquivos pesados, a exemplo de vídeos, a velocidade de internet é considerada um item de primeira necessidade na lista do que é preciso para um Coworking funcionar bem.

    Recepção

    Por ser um local menor e mais aconchegante do que as empresas tradicionais, o Coworking é excelente para dar a melhor recepção possível aos clientes, parceiros e fornecedores. Tudo isso sem precisar fazer contratações. A recepção também é excelente para manejar todos os recados e correspondências.

    Salas de reuniões

    Alguns Coworkings oferecem salas de reuniões, o que é ideal para separar as funções na rotina de trabalho. Assim, você pode ter um local mais isolado, próprio para apresentações e negociações, longe do funcionamento dos computadores, dos teclados e das pessoas que podem transitar de vez em quando.

    Salas privadas

    Já as salas privadas possuem uma função semelhante às salas de reunião. Elas são úteis, principalmente, para atender fornecedores, no caso do Coworking no setor de compras da empresa, ou clientes e parceiros. Em casos de empresas menores, uma sala privativa pode ser o bastante para alocar três ou cinco colaboradores.

    Como o Coworking contribui na produtividade das equipes de compras das empresas?

    A ideia de usar o Coworking para estimular produtividade na sua empresa é excelente, pois esse local imita tudo o que uma empresa tem, em termos de escritório e estrutura. Um Coworking oferece um ambiente motivador, pois tem todos os recursos necessários para o desempenho do trabalho.

    Como o Coworking contribui na produtividade das equipes de compras das empresas
    Fonte/Reprodução: original

    Leia mais: Business Intelligence (BI): saiba quando implementar o Job Rotation na sua empresa

    Além da estrutura, o Coworking oferece o elemento humano, pois reúne várias pessoas em um ambiente saudável e profissional. Para muitos, trabalhar sozinho pode mexer com o psicológico, no sentido de que promove os maus hábitos da indisciplina e podem até mesmo desmotivar.

    Vale ressaltar que todas as vantagens do Coworking para trazer produtividade à empresa são obtidas com um custo mais baixo do que de um escritório normal.

    5 dicas de medidas para funcionários obterem produtividade trabalhando em Coworking

    Além de oferecer o ambiente ideal para o estímulo de produtividade, também vale a pena seguir algumas dicas práticas e simples para instalar a cultura de compromisso pelo trabalho e otimização de tarefas em sua empresa.

    Tenha no cronograma pequenas pausas

    É um fato comprovado, tanto cientificamente quanto na prática cotidiana, que os funcionários trabalham melhor quando fazem pequenas pausas. É algo curto, de alguns minutos, intercalado com as horas sentado no computador.

    O trabalho continuado, sem qualquer descanso entre uma atividade e outra, não dá ao corpo e a mente tempo de recuperação, fazendo com que o desempenho seja prejudicado cada vez mais, até chegar o fim do dia e a produtividade ser completamente comprometida.

    Assim, uma pausa para tomar um café, por exemplo, pode ajudar o colaborador a produzir mais quando voltar para sua estação de trabalho. Obviamente, essas pausas devem ser bem curtas.

    Uso de fones de ouvido podem ajudar contra ruídos

    Algo comum em todos os escritórios compartilhados ou Coworking é o ruído constante de pessoas que falam, teclados de computador em ação e burburinho em geral. É a rotina de cada um que, num ambiente coletivo, pode trazer um ruído que distrai muito.

    Para fugir da distração, é possível se isolar um pouco com fones de ouvido. Ouvir uma música relaxante enquanto trabalha funciona para algumas pessoas. Mas aqui é preciso ter cuidado para não se distrair com isso. O ideal é apenas isolar os sons alheios.

    Liste as tarefas e defina o tempo de execução

    Uma das melhores formas de controlar o tempo e obter produtividade é estabelecer pequenas metas diárias. No início do expediente, faça uma lista com tudo o que deve ser feito durante o dia e faça também uma estimativa de quanto tempo cada tarefa leva.

    Assim, é mais fácil ter direção e um pouco de senso de urgência, sem estresse obviamente, para realizar as tarefas em tempo hábil.

    Encontre o lugar que melhor tenha concentração

    Normalmente, o Coworking é um ambiente que “borbulha” de atividade humana. O barulho é comum, bem como os altos níveis de produtividade. No entanto, caso você precise de ambientes isolados para execução de tarefas que exigem mais concentração, a sala privativa pode ser ideal para o desempenho do trabalho.

    Evite as distrações

    Uma dica que vale para qualquer profissional, independente se está em Coworking, home office, ou qualquer trabalho de escritório. As distrações estão aí: WhatsApp, redes sociais, e-mails, telefone, apps.

    Durante o trabalho, desligue as notificações e evite ficar ao celular, a não ser que você tenha necessidade de usá-lo para desempenhar suas funções diárias. Ao dar atenção para as distrações, minutos do dia são consumidos e tarefas podem ficar para trás.

    O Coworking no setor de compras da empresa é uma forma viável e barata de aumentar a produtividade e até mesmo de encontrar oportunidades de negócio. Escolha uma estrutura adequada e veja a diferença que é trabalhar num Coworking!

    © 2013-2023 Cadastro Empresa

    Política de Privacidade

    Você já conhece nossas redes sociais?!