Contratos com fornecedores: saiba como gerenciar de forma eficiente

Ter contratos com fornecedores é ótimo para sua empresa. Isso organiza as contas, deixa claro o que cada uma das partes deve honrar durante a prestação do serviço e pode ser consultado pela sua empresa a qualquer momento. Porém, criar os contratos não é o suficiente, também é necessário gerenciá-los e mantê-los em ordem. 

De nada adianta ter um documento que deixe claro quais as suas obrigações e as dos fornecedores, mas que estejam desorganizados e sem o controle de sua empresa. Portanto, se seu negócio ainda não pratica o gerenciamento dos contratos de fornecedores, está na hora de implementar esse serviço em sua gestão. 

O que são os contratos com fornecedores?

Um contrato com fornecedor é um documento que preza pela segurança e idoneidade de uma relação entre fornecedor e empresa. E embora muitas empresas forneçam produtos de maneira ocasional com vendas esporádicas, muitas empresas necessitam do abastecimento constante de certos produtos. 

Esses produtos vão desde insumos básicos para uso dos colaboradores, como: papel, clipes de papel, copos de água ou café, até produtos específicos de fornecimento constante para a produção do negócio, como um produto químico para uma fábrica, metal para indústria e assim em diante. Geralmente os contratos com fornecedores se dedicam ao segundo tipo de fornecimento, para vendas mais amplas e constantes. 

O que são os contratos com fornecedores?
Fonte/Reprodução: original.

Nesses documentos estão declaradas informações importantes que falem não só da operação, o fornecimento em si, mas também das partes envolvidas. Os contratos com fornecedores são um resumo completo da negociação, e podem até mesmo ser utilizados em processos jurídicos. Entre as informações declaradas nesses documentos estão: 

  • Informações sobre a negociação que estabelecem as obrigações de ambas as partes: Como se dará o pagamento do produto, em que dia, por qual meio. Como será o envio do fornecedor, em quais dias irá acontecer e por qual transporte;
  • Informações a respeito do produto fornecido: Que produtos serão fornecidos, em que quantidade e em qual estado; 
  • Informações tributárias: Tributos, tarifas e impostos que implicam sobre a negociação; 
  • Sanções que podem ser aplicadas sob descumprimento do contrato: Multa, bonificações e ressarcimentos; 
  • Dados a respeito das partes envolvidas: Nomes das empresas, seus portes, donos e sócios, nome fantasia, endereço e entre outros. 

Também é comum que esses contratos deixem claro algumas sanções que são aplicadas a qualquer uma das partes caso haja descumprimento. Da parte da empresa contratante, geralmente o descumprimento ocorre por meio da falta de pagamento, e por parte do fornecedor, da falta do produto ou serviço.  

Qual a importância dos fornecedores para a empresa?

‌Um fornecedor é uma peça importantíssima para qualquer empresa. São eles que colocam o negócio para funcionar, podemos comparar o produto que os fornecedores entregam para um negócio como a gasolina de um automóvel. Sem eles, é impossível “andar” com sua empresa. 

Por isso é necessário que seu negócio cuide de todos os aspectos sobre seu fornecimento, principalmente seu contrato. Após criar o documento, pratique o seu gerenciamento para que não haja qualquer imprevisto. Com essa prática, sua empresa só tem a ganhar com relações duradouras e lucrativas no mercado. 

Outro ponto essencial é estar em busca sempre do melhor fornecedor do mercado. Esse tipo de empreendimento não é fácil e exige muita pesquisa, mas todo gestor sabe quais são as dores de não ter um fornecimento adequado. Portanto, todo tipo de ferramenta que auxiliar sua empresa na descoberta por novos fornecedores vem para somar. 

Um ótimo método de conseguir encontrar bons fornecedores para sua empresa, é utilizar uma plataforma de pesquisa completa, com dados atualizados e os nomes das principais empresas no Brasil, como é o caso da Cadastro Empresa. Com a plataforma, é possível pesquisar por fornecedores dos mais variados tipos para atender as necessidades do seu negócio.

No Cadastro Empresa você pode aplicar filtros para encontrar a parceria ideal, buscando por fornecedores personalizados e descobrindo os contratos que mais enriquecem o seu negócio. É uma ferramenta que soma e torna o dia a dia de sua gestão mais fácil, prático e ágil.

como encontrar fornecedores

Como funcionam os contratos com fornecedores?

Como comentamos, os contratos com fornecedores tem natureza jurídica e podem ser utilizados por sua empresa para resolver disputas na justiça e tirar a limpo litígios a respeito do produto ou serviço contratado. O principal fim e funcionamento desses contratos é falar sobre os termos do fornecimento desses itens. 

No entanto, várias outras funções podem ser acrescentadas ao documento, como a declaração de descontos, bonificações, multas em caso de atraso do produto e outras obrigações. Aliás, obrigação é a palavra-chave a respeito desses contratos, que servem essencialmente para proteger o direito das duas partes e tornar a negociação clara e objetiva.  

Como criar contratos com fornecedores?

‌Por se tratar de um documento, o contrato com o fornecedor pode ser impresso, mas é comum que esse tipo de arquivo seja gerenciado em seus formatos digitais. Esse tipo de controle é mais prático, seguro, versátil e pode ser compartilhado pelo contratante e contratado de maneira muito mais prática. 

Como criar contratos com fornecedores?
Fonte/Reprodução: original.

Esse é um dado relevante que irá te auxiliar no controle dos contratos e também para criá-los. Mas não para por aí, visto que ainda há muita coisa que deve ser considerada na hora de criar, gerenciar e controlar os seus contratos com seus fornecedores. Conheça alguns passos e dicas que irão te auxiliar na hora de firmar um bom contrato e para gerenciá-lo a longo prazo. 

Se atente aos pontos importantes da negociação

Esse é um ponto absolutamente fundamental para a formatação e criação de um contrato com fornecedor. É necessário ter uma atenção quanto a todos os detalhes da negociação, e aqui entre os principais pontos a serem evidenciados estão o pagamento dos produtos fornecidos e condições desse fornecimento, como: 

  • O dia a ser fornecido;
  • O que será fornecido;
  • Em que quantidade; 
  • Quando esse fornecimento não é obrigatório;
  • Que tipo de transporte será usado;

Essas características devem ser priorizadas assim que o contrato for planejado, para que não haja qualquer dúvida, erro, e até mesmo má-fé na entrega do produto ou no seu pagamento. Também é necessário pontuar que os contratos com fornecedores devem ser criados após uma séria conversa entre as duas partes e ser aprovado pelo contratante e contratado antes de ser assinado. 

Negocie bem antes de criar o contrato

Lembre-se que o contrato é o resumo de uma negociação, portanto ele deve ser conversado do mesmo modo que qualquer operação de compra e venda. Não tenha medo de lutar pelos benefícios do seu negócio quando estiver na mesa de negociações, exponha ao seu fornecedor até onde está disposto ir e o quanto está interessado em pagar pelo menor preço. 

A conversa é fundamental antes de criar qualquer contrato e a busca pelo fornecedor ideal deve nortear os esforços do seu negócio para fechar os acordos com seus fornecedores. Um modo muito fácil, prático e eficiente para encontrar o fornecedor que traz os maiores — e melhores — benefícios para sua empresa é o uso da ferramenta Cadastro Empresa, onde você pode encontrar os fornecedores com melhores preços e assim enriquecer o banco de dados do seu negócio! 

hy2L2MuAC
Fonte/Reprodução: original.

Se você sempre imaginou onde poderia fazer pesquisas rápidas e eficazes por novos fornecedores, e nunca soube onde, a Cadastro Empresa é uma excelente resposta. Com alguns cliques, digitando o município onde procura, seu CNPJ ou outras informações sobre a companhia, você consegue o contato de diversas empresas no mercado. Fácil, rápido e ágil! 

Busque consultoria jurídica

Seus contratos com fornecedores podem ser utilizados para que sua empresa defenda seus interesses juridicamente. Portanto, nada mais adequado do que buscar consultoria jurídica antes de firmá-los. É muito importante uma ajuda de um especialista do direito antes de criar um contato dessa natureza, assim muitas preocupações futuras podem ser evitadas. 

Uma cláusula ilegal que não pode ser colocada no documento, ou até mesmo um tipo de negociação, que está exposta em termos judicialmente dúbios, podem ser identificadas e reformuladas. A consultoria jurídica pode auxiliar ambas partes a criar o contrato perfeito que defenda seus direitos e interesses. 

Atenção com a linguagem

Por fim, mas ainda muito importante, preste atenção à linguagem que será utilizada na formulação do contrato jurídico. Lembre-se que é um documento, portanto a linguagem ideal a ser adotada deve ser formal. Mas ainda assim, é interessante que essa linguagem seja clara e objetiva para não tornar a leitura do documento confusa. 

O contrato deve evitar fazer qualquer divagação que seja irrelevante para a negociação, sendo preciso que seja centrado, claro e objetivo, falar apenas daquilo que está sendo proposto pela empresa que está contratando e o seu cliente. Com esse tipo de linguagem, haverá menos pontos para seu contrato errar. Quanto mais sucinto, mais adequado. Entre outras dicas sobre como montar seu contrato estão: 

  • Remova siglas e termos complicados ou adaptados;
  • Evite repetições desnecessárias;
  • Revise as informações e tente formar sentenças mais claras possíveis;
  • Só utilize exemplos sobre exceções quando estes são obrigatórios. 

Com esses cuidados, seus contratos com fornecedores com certeza serão os mais completos, competentes e centrados possíveis! A linguagem para o contrato é parte integrante de sua estrutura e este elemento pode ser a diferença entre um bom e mal documento. 

Como organizar os contratos com fornecedores?

Os contratos com fornecedores só fazem sentido se estiverem bem organizados. De nada adianta ter diversos documentos e não saber utilizá-los e nem onde encontrá-los, por isso, fique ligado a diversas dicas sobre como manter a sua organização em dia. Marque cada uma delas, pois serão importantes para seu negócio! 

  • Tenha um banco de dados sobre os fornecedores: Ao ter um banco de dados sobre seus fornecedores atualizados, os contratos também estarão. Vinculados a cada um desses nomes, será mais fácil encontrar aquele contrato específico e até mesmo consultar se o documento existe;
  • Se comunique com os fornecedores: Mantenha seus contratos bem atualizados, se comunique com seus fornecedores para saber se os contratos serão renovados, se haverão problemas para cumpri-los ou se o fornecedor está descontente com os termos do documento; 
  • Tenha uma equipe dedicada: Os contratos serão muito melhor administrados se houver uma equipe dedicada a examiná-los e gerenciar os documentos. Quanto mais contratos, mais urgente é manter uma equipe dedicada; 
  • Se atente aos prazos de vencimento: Fique sempre atento quanto aos vencimentos dos contratos. Essa é uma informação essencial para renovar esses documentos e a compra dos produtos ou serviços fornecidos. 

Com essas dicas, você não terá apenas bons contratos com seus fornecedores, mas também controlará esses documentos com cuidado e disciplina. Manter os contratos em ordem pode garantir diversos benefícios para sua empresa, sendo o primeiro deles os produtos fornecidos sempre e com qualidade. 

Conte com a Cadastro Empresa para ter contratos com fornecedores

Para haver um contrato com fornecedor, é necessário entrar em contato com essa empresa que oferece seus serviços e produtos. Conhecer os melhores fornecedores do mercado é um tremendo desafio, por isso toda e qualquer ajuda nesse quesito é essencial. Entre essa ajuda, uma das mais práticas é a plataforma da Cadastro Empresa. 

No Cadastro Empresa você pode pesquisar diretamente em seu campo de busca pelo serviço que deseja e ao terminar sua busca receberá o contato dos fornecedores que precisa. Na página também é possível filtrar os resultados e buscar por empresas mais próximas a você. Portanto, se você busca enriquecer seus contratos, a Cadastro Empresa tem uma excelente opção para sua empresa. 

encontre produtos ou servicos

© 2013-2024 Cadastro Empresa

Política de Privacidade

Você já conhece nossas redes sociais?!