É inegável que bons fornecedores fazem parte dos pilares de uma boa base para manter um empreendimento em funcionamento.
Por isso é extremamente importante analisar por catálogo de fornecedores, empresas para firmar uma parceria com a sua.
Com o objetivo de que tudo dê certo neste processo de crescimento da empresa, é importante que se mantenha contato e um excelente relacionamento seus fornecedores.
Entretanto, antes mesmo de compreender as particularidades de um catálogo de fornecedores, é necessário compreender melhor sobre o que são os fornecedores.
De certa forma, os fornecedores são todas as empresas responsáveis por fornecer para a seu negócio:
- serviços essenciais;
- insumos;
- e matérias-primas.
E, por conta disso, é extremamente importante conseguir fornecedores comprometidos com o seu negócio e que apresentam qualidade em sua prestação de serviços, assim como bons preços e credibilidade dentro do mercado.
Para isso, é importante compreender como funciona um catálogo de fornecedores, como fazer parte de um destes e como encontrar bons fornecedores dentro destes.
Neste post, você verá:
Fornecedores nacionais ou internacionais?

Conheça as principais diferenças entre os fornecedores nacionais e internacionais, assim como suas vantagens ou desvantagens ao buscar por eles no catálogo de fornecedores.
Neste ponto, entramos na discussão a respeito do dropshipping: uma modalidade de mercado que mostrou um enorme crescimento no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19.
Dados levantados mostram que o Brasil bateu um recorde de lojas online, com um crescimento de 40,7% no ano.
Tudo isso como consequência de uma análise do comportamento dos usuários, feita em relação à atual situação mundial.
E, dessa forma, o dropshipping favoreceu a expansão do E-Commerce no Brasil.
Com isso em mente e na hora de avaliar um catálogo de fornecedores, é importante compreender as principais diferenças entre fornecedores nacionais e internacionais, principalmente dentro desta modalidade de mercado.
Dentro do mercado dropshipping, ainda há poucos fornecedores nacionais, e por conta disso, há uma certa busca pelos internacionais.
E, no caso da escolha de um fornecedor internacional, deve-se levar em conta que: os produtos irão demorar para chegar no destino, o que pode variar de 30 até 60 dias.
Há risco de extravio do produto, a mercadoria apresenta taxas alfandegárias e de entrega e ainda tem um certo risco de perda de lucro e reembolso.
Todos estes fatores pesam na hora de selecionar um fornecedor internacional para o seu negócio.
Enquanto um fornecedor nacional apresenta mais vantagens do que desvantagens, destacam-se os seguintes benefícios:
- redução de atrasos na entrega do produto;
- estoque de materiais para venda;
- prazo de entrega menor;
- maiores garantias na hora da compra.
De fato, as únicas desvantagens de um fornecedor nacional é que há um número limitado no catálogo de fornecedores.
Afinal, à qualquer momento, pode-se encontrar um fornecedor golpista, mas este risco é válido tanto para o nacional como para o internacional.
Dropshipping ou Marketplace?
Antes de entrar na discussão das diferenças entre o Dropshipping e o Marketplace, assim como qual é a melhor opção para investir, devemos compreender a base deles: O E-Commerce e como o catálogo de fornecedores é importante para ele.
O E-commerce pode ser definido como todas as transações feitas pela internet, ou seja, compra e venda de produtos realizados em uma determinada plataforma.
Confira baixo alguns exemplos:
- lojas online;
- deliverys de comida e bebidas;
- aplicativos;
- dentre outros.
No geral, procurar bons distribuidores no catálogo de fornecedores para manter uma boa disponibilidade de produtos em estoque, garante o sucesso deste modelo de mercado.
Com a evolução das tecnologias e do próprio E-commerce e diante das inúmeras vantagens que estas proporcionam, surgiram novos modelos de mercado on-line: o Dropshipping e o Marketplace.
No dropshipping, o empreendedor de um determinado negócio vende seus produtos sem precisar ter um inventário para gerenciar ou um estoque para armazená-los.
Neste caso, o negócio se torna uma espécie de ponte entre o consumidor e o fornecedor, o que facilita apenas sua compra.
Enquanto isso, o Marketplace é um modelo mais tradicional, onde uma determinada empresa, como a Amazon, eBay, Walmart, dentre outras grandes, fornecem uma plataforma para o empreendedor vender seu produto por lá.
Entretanto, este empreendedor precisa ter inventário e estoque para disponibilizar seus produtos em rede.
Além de contar com um vasto catálogo de fornecedores que supra todos as suas operações de mercado.
Prós e contras

A grande diferença entre os modelos de dropshipping e de marketplace são responsáveis por definir os prós e os contras de ambos.
E, neste caso em específico, não há como definir o que é melhor e o que é pior: tudo depende do momento no qual o seu negócio se encontra.
No modelo de dropshipping, há uma grande economia para o empreendedor, pois o mesmo não precisa se preocupar com a gestão de estoque e nem com o gerenciamento de inventário.
Dessa forma, há também uma grande otimização da gestão interna dos processos de venda da empresa.
Porém, o mesmo fica refém do fornecedor e caso este atrase, sua venda também atrasará e ele pode perder sua credibilidade com o cliente e dentro do mercado.
Este é um bom modelo para o empreendedor que quer começar e não possui investimento para elaborar um estoque, porém tem esse grande risco da dependência dos fornecedores e, nisso, entra a importância de estudar bem o catálogo de fornecedores.
Já o Marketplace, apresenta a vantagem de que o empreendedor poderá aproveitar bem as estruturas das plataformas já criadas previamente pelas grandes empresas sem se preocupar em investir nas mesmas.
Porém, precisarão ter um investimento inicial considerável para gerenciar o estoque e inventário.
Como fazer parte de um Catálogo de Fornecedores?

Um catálogo de fornecedores é responsável por garantir um maior crescimento para a empresa.
Além de reduzir gastos e otimizar diretamente os processos de compra e vendas do seu negócio.
Ele é responsável por reduzir o trabalho operacional, agilizar todas as compras e apresentar uma base sólida para o seu negócio.
Diante disso, é extremamente importante fazer parte de um catálogo de fornecedores, tanto como um empreendimento responsável por vender tipos de produtos e serviços, como também um distribuidor ou fornecedor, propriamente dito.
A partir do processo Big Data, a Cadastro Empresa estruturou uma base de dados de fornecedores de todo o Brasil.
Note que é possível atualizar o cadastro da sua empresa, me maneira rápida e fácil entrando no menu Contato -> Motivo -> Gerenciar meus Dados.
Além de fazer parte do Catálogo de Fornecedores da Cadastro Empresa, em breve será possível realizar cotações através da Plataforma.
Mas esta é uma atualização que contextualizaremos mais à frente. Por isso, fiquem atentos às novidades que estão chegando!
Conheça a Cadastro Empresa

A Cadastro Empresa é a plataforma ideal e a mais completa dentro da internet, com um vasto catálogo de fornecedores para que sua empresa consiga se sentir confortável e captar o que mais se alinha com os seus valores e objetivos.
Dessa forma, você será capaz de realizar sua prospecção de fornecedores e divulgar o seu trabalho de forma rápida, prática e fácil!
Aqui na Cadastro Empresa, você pode pesquisar fornecedores e encontrar o ideal para o seu tipo de negócio.
Maximize suas oportunidades de negócio
Além da importância de se estar em um catálogo de fornecedores, é importante também saber como otimizar as oportunidades de negócio.
Para isso, basta estudar a concorrência e se fortalecer perante os pontos negativos da mesma.
Não só isso, como também a autocrítica é importante: saber avaliar os seus pontos positivos e negativos é uma estratégia que irá ajudar bastante na hora de melhorar certos aspectos de seu trabalho.
Ao oferecer prazos de entrega certos, produtos de qualidade e ter um bom relacionamento com o cliente, suas oportunidades serão maximizadas da melhor forma possível.
Dicas para encontrar os melhores fornecedores
É extremamente importante saber encontrar dentro do catálogo de fornecedores os melhores possíveis.
Afinal, estes são os principais pilares para que o seu negócio consiga progredir da forma correta.
Ao encontrar os melhores fornecedores dentro do mercado, o rendimento do seu negócio irá apresentar a qualidade que seus clientes merecem.
Antes de dar início à seleção de fornecedores, é necessário estabelecer fatores para afunilar as opções e chegar num nicho específico, como por exemplo:
- quais serviços e materiais específicos você precisa para o seu negócio;
- determinar o prazo em que você precisará dos produtos;
- o valor guardado que você tem para investir na aquisição destes produtos,
- dentre outros.
Após isso, há diferentes critérios para se encontrar boas empresas no catálogo de fornecedores disponíveis que são capazes de alavancar o seu negócio.
E são estes critérios que ajudam você a escolher o melhor fornecedor possível para o seu negócio, que esteja inteiramente alinhado com os ideais da sua empresa.
Procure analisar de forma criteriosa o histórico do fornecedor e sua estrutura, o tempo de atividade dentro do nicho de mercado, seu currículo, sua estabilidade financeira e a qualidade dos produtos e dos serviços fornecidos.
Além disso, avalia-se também a credibilidade a respeito do prazo de entrega e dos preços oferecidos. Por isso, atente-se na hora da negociação com fornecedores!
Por último, outra importante dica para encontrar os melhores no catálogo de fornecedores disponível, é realizar uma avaliação bem rigorosa para evitar futuros estresses e prejuízos provocados pelos mesmos.
Dessa forma você garante que o serviço oferecido pelo fornecedor seja de qualidade e não te deixe na mão posteriormente.
Observar todos estes detalhes de forma atenta faz com que você avalie completamente o seu fornecedor e garanta que seu serviço não irá prejudicar a sua empresa.
Conclusão
A pesquisa no catálogo de fornecedores da Cadastro Empresa é uma excelente estratégia para encontrar bons profissionais para o seu negócio.
Com o serviço fornecido pela plataforma, é possível se manter no seu nicho de mercado com excelentes fornecedores brasileiros.
Saiba mais sobre e invista no crescimento da sua empresa com a qualidade que ela merece!
Abraço,
Até a próxima!
Head Marketing Cadastro Empresa – Portal do Mundo Corporativo com foco em uma infinidade de oportunidades para parcerias comerciais – conteúdos e insights relevantes para empresas e fornecedores, com estratégias baseadas em SEO e Marketing de Conteúdo.