Banco de dados para empresas: encontre todos os empreendimentos do Brasil no Cadastro Empresa

O banco de dados para empresas é extremamente importante para aqueles negócios que desejam conhecer melhor os seus clientes; torná-los consumidores assíduos, e ainda espalhar — muitas vezes de maneira gratuita e inteligente — os serviços realizados e os produtos vendidos pela sua empresa.

Esta ferramenta permite com que o empresário conheça melhor o perfil de seus clientes, e melhore os aspectos da empresa, desde vendas, atendimentos até outras questões estruturais que, sem só com feedback dos clientes é possível visualizar estes problemas e assim melhorar ainda mais sua empresa.

Neste artigo, você verá:

    Banco de dados de clientes para empresas: qual a importância?

    Ao investir em um banco de dados para empresas, especialmente focado nos clientes, temos a possibilidade de nos conectar com os nossos clientes e fornecer melhores ofertas e produtos!

    Banco de dados de clientes para empresas qual a importância
    Fonte/Reprodução: original

    Leia também: O que é planejamento empresarial? 8 dicas para elaborar o da sua empresa

    Além disso, o banco de dados para empresas fornece informações importantes sobre os clientes, permitindo conhecê-los melhor para que produtos e ofertas sejam mais assertivos e totalmente de acordo com o perfil dos clientes, e assim gerar um maior interesses.

    Uma empresa com bom banco de dados conhece melhor o perfil do seu cliente?

    Em resumo, sim! Uma empresa que está sempre mantendo uma conversação com os seus clientes é uma empresa preocupada em se atentar aos interesses dele, promover produtos e serviços essenciais e, por consequência, manter a empresa relevante.

    Uma empresa capaz de se manter pertinente é uma empresa que consegue manter consumidores já antigos em clientes fiéis, e ter a capacidade de chamar a atenção de clientes novos para que eles, eventualmente, também se tornem fidelizados.

    Daí entra a importância de um banco de dados para empresas: todo o conhecimento obtido acerca dos interesses da clientela é armazenado, e pode ser facilmente consultado para traçar estratégias que promovam melhores resultados.

    Porque é importante conhecer o seu cliente?

    Uma empresa que conhece o seu cliente é capaz de traçar estratégias de marketing mais chamativas para determinado público-alvo. Quanto mais certeiras forem as estratégias de marketing, sempre baseadas no que os clientes consideram essencial, maiores são as probabilidades de sucesso de uma campanha, um comercial, ou um simples anúncio postado em mídias sociais.

    Quando conhecemos alguém melhor, é possível ter uma melhor noção dos temas, abordagens, e formas de comunicação que agradam (ou não).

    Benefícios do banco de dados de clientes para empresas

    Quando um banco de dados para empresas é instaurado, é possível ter de maneira mais palpável quais são as informações referentes a gostos, preferências, e hábitos de consumo. Também é possível ter acesso a datas importantes, como aniversários, períodos em que compras são mais frequentes, e quais lojas costumam ser a sua escolha principal.

    Com esse tipo de conhecimento em mãos, a elaboração de estratégias para conquistar os clientes se torna cada vez mais fácil! Uma vez conquistado, o cliente acabará sempre retornando à sua loja, atraindo até outros clientes, e até mesmo se fidelizando na sua loja

    Caso o seu negócio tenha, por exemplo, um sistema de pontos relacionado diretamente com um gasto específico, pode fornecer um determinado produto ou serviço, que podem variar desde brindes, descontos na próxima compra, motivando o cliente a voltar e consumir mais ainda.

    Uma vez estabelecida essa boa relação entre a empresa e o cliente, os retornos oferecidos pela clientela podem servir como um norte para melhorar cada vez mais o seu negócio.

    Como construir lista de clientes para alimentar o banco de dados da empresa?

    Para construir uma boa lista de clientes é importante atentar-se a alguns pontos:

    • Marketing: onde, será definido como esse conteúdo está sendo produzido, e onde ele está sendo divulgado;
    • Call to Actions (CTA): o qual utilizamos estratégias para que o consumidor se inscreva ou utilize serviços específicos, como a Newsletter;
    • Fornecer materiais (especialmente digitais!) de maneira gratuita e utilizar a estratégia de programa de indicação.

    Fique de olho nos pontos acima.

    Marketing de conteúdo

    Não adianta divulgar o marketing do seu produto, ou empresa, de qualquer maneira e em quantidade exagerada. É importante que o seu conteúdo transmita qualidade, chame a atenção dos clientes, e conquiste a sua confiança para que ele se sinta à vontade de compartilhar dados com a sua empresa, como o endereço de e-mail.

    A forma como o conteúdo é passado (texto, vídeo, ou até mesmo áudio) são apenas formas de passar a mensagem, e onde essa mensagem é veiculada (mídias sociais ou sistema de mailing de clientes) deve se adaptar ao público de cada local de divulgação. Porém, sempre mantendo a qualidade!

    O principal objetivo, com essa estratégia, é que o conteúdo seja capaz de induzir o cliente a se sentir confortável o suficiente para compartilhar seus dados para que você possa colocá-los no banco de dados.

    Utilização de CTAs

    O Call to Actions (“chamado para ações”, em tradução livre), ou simplesmente CTAs, consiste em uma estratégia que busca prender a atenção dos clientes e induzi-los a realizar uma ação.

    O uso de verbos no imperativo (“Inscreva-se”; “Cadastre-se”, etc.) podem convencer, se tiver aliado a um conteúdo de qualidade. O cliente fornece dados pessoais para mantermos contato e, assim, inseri-lo no banco de dados.

    Frases simples como “Cadastre-se aqui para receber conteúdos exclusivos no seu e-mail!”, são exemplos excelentes de que a sua empresa, além de valorizar a atenção e tempo do seu cliente, também está disposta a dar atenção exclusiva para ele ao fornecer ofertas relevantes ao seu interesse.

    Material digital gratuito

    Robert Cialdini, doutor em psicologia social, ao falar de gatilhos mentais mostra que o ser humano sente a necessidade de retribuir de alguma forma quando recebem algo. De acordo com Cialdini, existem 6 princípios da persuasão (autoridade, comprometimento, escassez, prova, reciprocidade, simpatia e social) e por isso, as pessoas de alguma forma respondem a sua oferta.

    Se você oferece aos seus clientes produtos ou serviços gratuitos, instintivamente eles irão sentir a necessidade de retribuir de alguma forma, e assim irão fornecer seus endereços de e-mail, por exemplo, para serem inseridos no mailing de clientes.

    Programa de indicação

    O programa de indicação funciona de maneira semelhante a um programa de pontos: quanto mais pessoas o seu cliente indicar, maiores serão os benefícios adquiridos por ele.

    Por exemplo, ao indicar cinco pessoas o cliente poderá ganhar um minicurso gratuito; ao indicar dez pessoas ele poderá ganhar um kit exclusivo da empresa ou produto, e assim por diante.

    Além das vantagens que o cliente irá adquirir, e a sensação de se sentir privilegiado pela sua empresa, valorizá-lo todas as vezes que ele atinge uma determinada meta de divulgação dos seus produtos ou serviços, é uma ótima, e barata maneira de espalhar a existência da sua empresa e auxiliar no crescimento da sua base de dados.

    Listas através do cadastro de clientes e até visitantes

    O cadastro de clientes, bem como a estratégia de mailing, servem como ferramentas para o banco de dados para empresas e auxiliar na estratégia de conhecer melhor o cliente, e assim atuar com mais qualidade, de acordo com os interesses e hábitos de consumidor do público-alvo da sua empresa.

    Uma lista de clientes, principalmente se feita com o uso de cadastro dos próprios clientes, é de extrema importância para o momento pós-venda, em que você receberá feedback dos seus consumidores e pode descobrir onde está falhando e gerenciar melhor as suas estratégias. A lista é importante, especialmente, para comércios virtuais (os famosos e-commerce).

    Quando um cliente, já assíduo, se sente satisfeito com o serviço recebido, é possível que ele dê um feedback positivo, este feedback irá estimular novos clientes a olharem para o seu negócio, pois gera uma propaganda positiva (e gratuita) e atrai novos consumidores.

    Os novos consumidores, se apresentados sempre a uma experiência de qualidade, se tornarão cada vez mais frequentes e também deixarão feedback positivo, promovendo um ciclo de reconhecimento e sucesso para a sua empresa.

    Uso de tecnologia

    Uma das maiores vantagens, especialmente para e-commerce (exclusivo, ou empresas que usam o comércio virtual como uma extensão dos negócios), é a possibilidade de utilizar a tecnologia como aliada. Ferramentas como o CRM (Customer Relationship Management, ou “Gerenciamento do relacionamento com o cliente” em tradução livre) reúnem os dados colhidos por meio dos bancos de dados e fornece opções para utilizar os dados obtidos em diferentes canais, tornando ainda mais fácil a análise do comportamento da clientela.

    Além disso, a utilização do CRM também colabora com o aprimoramento do mailing, sendo possível personalizar os e-mails enviados, já que o conhecimento acerca dos clientes se torna cada vez mais preciso.

    Empreendedores e empresas como clientes: onde montar um banco de dados eficiente?

    Para montar um banco de dados para empresas eficiente, capaz de atender a todas as suas necessidades de saber gerir melhor os interesses dos seus clientes, existe o Cadastro Empresa.

    Empreendedores e empresas como clientes onde montar um banco de dados eficiente
    Fonte/Reprodução: original

    Leia também: Lista de compras: aloque os recursos da sua empresa de forma assertiva

    Além de fornecer artigos sobre temas rotineiros do mundo corporativo, o Cadastro Empresa tem dados sobre todas as empresas do Brasil e fornece a consulta de empresas via API (Application Programming Interface, ou “Interface de programa de aplicação”), onde é possível realizar a integração do banco de dados da própria Cadastro Empresa com o banco de dados da sua empresa!

    © 2013-2024 Cadastro Empresa

    Política de Privacidade

    Você já conhece nossas redes sociais?!