Como Montar Uma Distribuidora de Bebidas

Como montar uma distribuidora de bebidas
Uma distribuidora de bebidas é um negócio rentável o ano inteiro, porém há muita concorrência. Aprenda aqui como montar uma distribuidoras de bebidas e se destacar neste ramo.

Para montar uma distribuidora de bebidas, o primeiro passo como em todo negócio é pesquisar o mercado local e a viabilidade do negócio.

Sabendo que o ramo de bebidas possui um mercado com uma demanda certa, é necessário pesquisar qual a melhor localidade, a concorrência, possíveis compradores e etc.

Segmentação de Mercado de uma distribuidora de bebidas

Para segmentar o seu mercado consumidor, pesquise a faixa etária, faixa salarial, gostos e preferências de consumidores locais e num raio de alguns quilômetros, e assim saberá qual o comportamento do consumidor.

Estudar o segmento de mercado é essencial para organizar uma estratégia de vendas e até de processos, e ainda para atender melhor os seus clientes nas suas necessidades e também planejar de maneira mais sólida a Administração de Marketing.

Localização da distribuidora de bebidas

A distribuidora de bebidas pode vender para comerciantes e consumidores e para atender a essa clientela, e ainda obter vantagem competitiva, é necessário se posicionar estrategicamente em um local em que os clientes e consumidores podem visualizar a distribuidora, e ainda possua um bom acesso.

Antes de escolher uma localização para a distribuidora de bebidas, pesquise: poder aquisitivo, índice de criminalidade, concorrência local e o que ela oferece.

Concorrência da distribuidora de bebidas

A concorrência local da distribuidora de bebidas pode até estar situada perto e não atrapalhar as vendas. Tudo dependerá da disponibilidade dos consumidores em procurar melhores preços e variedade de produtos.

Estratégia de Vendas da distribuidora de bebidas

Os produtos vendidos na distribuidora de bebidas podem ser de variadas marcas ou de uma mesma marca com vários produtos, como é o caso da Coca- Cola, Ambev e outras indústrias que têm uma variedade de produtos.

Estratégia de Marketing da distribuidora de bebidas

Para a distribuidora de bebidas existem algumas estratégias de marketing que ,se aplicadas, o empresário vende mais rapidamente os produtos, abastecendo novamente as gôndolas e obtendo liquidez, ou seja, vendendo e recebendo mais rapidamente e assim podendo também investir.

Outros recursos usados para vender mais e melhor são: separar os produtos por tipo, organizar o layout de forma que as promoções estejam visíveis e ao mesmo tempo sinalizar produtos mais caros, dessa forma: Cerveja Importada, Vinho Importado, Cachaça Mineira e etc.

Investimentos da distribuidora de bebidas

  • Estrutura – A estrutura da distribuidora de bebidas deve contar com um espaço que tenha balcão de atendimento, com alguns produtos de impulso como salgados empacotados, água mineral, cigarros, isqueiro, freezer de sorvetes e outros.

E ainda com prateleiras, depósitos, salão de vendas e escritórios.

  • Informatização– É imprescindível a informatização da distribuidora de bebidas, tanto no escritório com softwares próprios para Controle de Estoques, de Contas a Pagar e a receber, como também para contabilização.
  • Equipamentos– A distribuidora de bebidas também contará com equipamentos

    como: freezer, móveis em geral, engradados, carrinho para transporte de carga, veículo utilitário e outros. 

Investimento Inicial da distribuidora de bebidas

O investimento inicial da distribuidora de bebidas dependerá da estrutura, do valor do imóvel e até de aspectos econômicos como o local onde se situará, devido ao preço do imóvel.

Quanto ao imóvel, os gastos também dependerão da necessidade de adequação do espaço. Investimentos também serão feitos com equipamentos, móveis e aspectos legais como despesas com formalização e com contador. 

Fornecedores da distribuidora de bebidas 

Para uma distribuidora de bebidas, a parceria com fornecedores é essencial, pois os distribuidores constituem o canal de vendas principal para as fabricantes e todo o apoio para as vendas é concedido por essas fabricantes como Força de Marketing com campanhas promocionais, sinalizações de produtos e outras vantagens.

Clientes da distribuidora de bebidas

Fidelize seus clientes e conte com mais de um canal de vendas, vendendo para comerciantes, restaurantes, bares, lanchonetes e pessoas físicas.

Para fidelizar clientes e estabelecer parcerias, tenha sempre um estoque diversificado e que atenda aos clientes, mesmo que seja por encomenda, não perca a venda. Se há possibilidade de entregar fora do prazo, conceda engradados grátis como desconto ou descontos: o importante é fidelizar o cliente, principalmente quando a impossibilidade é da distribuidora de bebidas.

Negocie sempre prazos, condições, descontos e quantidade.

As empresas de eventos, que organizam festas de casamentos, formaturas, aniversários e outros eventos contam com distribuidores próprios de bebidas em que estabelecem a quantidade a ser fornecida, a data de entrega, o valor do pagamento e outros. Portanto, essas empresas têm constituído um mercado bem promissor para as distribuidoras de bebidas.

As distribuidoras de bebidas também podem lucrar locando mesas e cadeiras, e até freezers, para eventos. Esse mercado também é promissor e responsável por metade da lucratividade das distribuidoras.

Divulgação da distribuidora de bebidas 

A distribuidora de bebidas poderá divulgar seus produtos, distribuindo folhetos, folders e em canais de comunicação como rádio. E de forma comercial com visitas de representantes comerciais á bares, lanchonetes, restaurantes, lanchonetes, empresas de eventos e etc. 

Logística da distribuidora de bebidas

Para um entrega eficiente de seus produtos, a distribuidora de bebidas deve planejar qual o melhor sistema de entrega: se com caminhão próprio ou com frota terceirizada. Tudo dependerá da gestão de custos.

O sistema de logística também dependerá da eficiência das entregas, prazos e condições de pagamento e custos se o sistema for terceirizado.

Mão de obra da distribuidora de bebidas

A mão de obra para uma distribuidora de bebidas contará com atendentes, vendedores, entregadores, pessoas para trabalhar no galpão, pessoal da limpeza e Representante Comercial para visitas em bares, restaurantes e lanchonete.

Aspectos Legais da distribuidora de bebidas

Para montar uma Distribuidora de Bebidas, os empresários precisam também lidar com aspectos legais como formalização da empresa junto a Junta Comercial e adquirir Alvarás de Funcionamento dos Bombeiros.

A distribuidora de bebidas deverá ter registro no Conselho Regional de Administração por exercer função privativa da Administração, portanto é importante procurar o Conselho de Administração mais próximo.