Como Montar Uma Distribuidora de Água Mineral

Como Montar Uma Distribuidora de Água Mineral
O consumo de água é indispensável para o ser humano, por isso montar uma distribuidora de água mineral é uma opção de negócio bem rentável.

Confira o passo a passo de como montar uma distribuidora de água mineral e o custo deste negócio. A água mineral é um dos produtos mais vendidos hoje em dia no mercado. Mesmo com água encanada na maioria das casas, o produto ainda é extremamente consumido tanto pela baixa qualidade do líquido que chega às torneiras como pela preferência do consumidor. Ele é incluído no orçamento como item básico e por isso, pode ser tratado como um produto do segmento de alimentação. Todos os negócios bem elaborados e voltados para o ramo de alimentação são extremamente lucrativos. Veja mais.

Este tipo de empreendimento não obedece a modismos, mas tem períodos de alta, que são nas estações mais quentes. Porém, possui como margem de lucro mensal uma constante, uma vez que é considerado básico entre os seus consumidores e figura na lista de compras. Mas vale informar que há locais que vendem mais que os demais, por isso é importante saber quem é o seu público-alvo.

Público-Alvo de Distribuidora de Água Mineral

É preciso entender que, apesar de ser um item básico de compra, ter água mineral em casa é luxo e a maioria das famílias que aderem ao item estão localizadas de acordo com  seu poder aquisitivo da classe média baixa em diante. Mas há ainda os consumidores que optam por comprar água mineral em galões para colocar em bebedouros. Por isso, a clientela é mais ampla: empresa, escritórios, edifícios empresariais, comerciantes, restaurantes, entre outros.

Leia também nosso artigo sobre como montar um restaurante.

Localização Ideal Para Montar Uma Distribuidora de Água Mineral

Em teoria, qualquer local pode ser um bom ponto para montar uma distribuidora de água mineral. Isso quer dizer, que tanto bairros residenciais como comerciais podem oferecer um bom lucro mensal para um negócio deste ramo, desde que tenha uma boa cartela de clientes, o que acontece apenas com o tempo.

A dica é sempre analisar os possíveis compradores e a concorrência antes de optar por alugar ou comprar um espaço, que não precisa ser muito grande. Deve-se levar em conta também o transporte para entrega e possíveis compradores com carros. Por isso, certifique-se que tenha pontos para estacionamento próximo ou ruas que possam ser usadas para tal. Em bairros residenciais, apenas observe o ambiente e a localização mais central possível, para alcançar o maior número de ruas e ter um serviço rápido, além de facilitar para os entregadores.

Veja como abrir uma micro empresa.

A concorrência deve ser levada em consideração antes de escolher o ponto comercial para abrir o novo negócio. São seus concorrentes supermercados, donos de padaria e outras distribuidoras de água mineral. Deve-se tomar cuidado com a concorrência e não ignorá-la, principalmente em bairros residenciais que já tenham bastante distribuidoras, pois a venda também é baseada na confiança e os outros já podem ter conquistado seus clientes. Mas nada que bons preços e uma boa prestação de serviço não resolvam.


Veja mais.

Investimento Inicial Para Montar Uma Distribuidora de Água Mineral

O valor a ser investido inicialmente varia conforme o porte da distribuidora. Se for um com mais de mil galões de água, podemos classificá-la de grande porte e seu investimento inicial pode passar dos R$ 10 mil. Para distribuidoras de bairro, não é preciso gastar mais de R$ 5 mil com garrafões, água, funcionários para entrega e aluguel do espaço. Neste valor está incluído ainda o item publicidade, que é um dos pontos mais importantes e que jamais devem ser esquecidos em um novo empreendimento.

Saiba o que é empreeendedorismo.

Funcionários e Gasto Mensal de Uma distribuidora de Água Mineral

A maioria dos funcionários de uma distribuidora de água mineral está relacionada com a prestação de serviços, ou seja, entrega do produto. É preciso apenas um funcionário interno voltado para o administrativo, que seria para receber os pedidos e encaminhar, mas é fato que distribuidoras vendem pouco no estabelecimento e muito mais com serviço de entrega. A média é ter dois entregadores por turno, pois o trabalho é braçal e exige bastante do funcionário. Na soma, seriam quatro funcionários para entrega e um administrativo, trabalho que pode ser feito pelo próprio dono.

Para uma distribuidora de grande porte, é preciso ter o dobro de funcionários para cobrir todos os turnos. Os demais gastos são com água, luz e telefone que é importantíssimo para que os clientes possam fazer os pedidos. Se for optar por um empreendimento de grande porte, não se esqueça de solicitar o serviço de cartão de crédito, que exige uma taxa mensal para receber o dinheiro.

Divulgação de Uma Distribuidora de Água Mineral

O segredo para angariar clientes neste setor de negócio é, sem sombra de dúvidas, a divulgação. Para isso basta apenas a confecção de um panfleto e um telefone para receber chamados. A estrutura não exige muito para a montagem, então é possível reservar uma verba não gasta para investir em publicidade. O ideal é que se tenha um ambiente organizado e sistematizado para entrega dos produtos, caso contrário a divulgação terá efeito contrário e será lembrada como a pior distribuidora da localidade. É preciso, sobretudo, organização para poder fazer a publicidade valer a pena.

Veja ideias para montar uma pequena empresa.

Uma dica importante para quem está pensando em montar uma  distribuidora de água mineral é quanto à contratação de funcionários. Se for oferecer o serviço de entrega, lembre-se de escolher com cuidado os entregadores, pois eles irão entrar em contato com a casa dos clientes e esta relação exige confiança e responsabilidade. Treine-os bem para fazer a entrega e faça com que atendam todos os clientes de forma igual, com educação e respeito. Lembre também de ter cuidado com a sua relação de confiança como chefe com os entregadores, pois são eles que irão receber o produto e efetuar o contato principal no pagamento, o que pode haver problemas tanto por parte do cliente como por parte do entregador. Leia mais.

Veja também frases empreendedoras para motivar o seu novo negócio.

E Você Está Pensando em Montar Uma Distribuidora de Água Mineral? Comente!