Como montar uma casa de tintas

Como montar uma casa de tintasUma casa de tintas é uma empresa que vende tintas e/ou serviços de pintura para automóveis e/ou paredes. Conheça agora os detalhes deste tipo de negócio e o que fazer para se dar bem ao montar uma casa de tintas.

Tintas para automóveis e tintas para paredes

Comece definindo seu negócio, faça uma lista dos produtos e serviços que deseja oferecer. Existem basicamente duas categorias de casa de tintas: uma para automóveis e outra para paredes/casa. Muitas lojas também vendem tintas para artes e ofícios, mas essas lojas são um caso a parte.

Faça um plano de negócios

 A principal razão para fazer um plano de negócio é manter o foco na tarefa e nos itens mais importantes para montar a casa de tintas, além de servir como base para solicitar financiamentos, caso você precise.

Um bom plano de negócios contém um resumo da sua ideia de negócio, uma análise da demanda do mercado por seus serviços, uma visão geral da estrutura organizacional do seu negócio, e uma descrição de como você pretende comercializar e promover o negócio e ainda um completo planejamento financeiro para evitar surpresas.

Caso tenha alguma dificuldade na elaboração do planejamento veja o Kit Como Abrir Um Negócio.

O local para montar a casa de tintas

O local para montar uma casa de tintas irá depender dos produtos comercializados. Se você optar por comercializar, se especializar em tintura automotiva, e prestar serviços,as dependências do negócios serão basicamente um local com garagem e um considerável espaço de trabalho. A melhor opção para os futuros proprietários de lojas de tintas para carro é para comprar ou construir seu empreendimento em um terreno próximo a uma concessionária de carros, ou qualquer outro local onde existem pessoas que procuram por serviços relacionados.

Para casa de tintas para decoração/parede você necessita de uma frente de loja esteticamente agradável em uma área comercial. Procure por espaços em áreas comerciais que ofereça produtos relacionados á construções e reformas, um centro comercial em que o poder aquisitivo de seu público alvo seja condizente com a loja que pretende montar.

Conheça o mercado de casa de tintas

No caso de montar uma casa de tintas voltada para venda de tintas para paredes, descobrir detalhes do mercado onde você pretende entrar pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso neste segmento. Busque informações sobre o hábito de compras dos clientes, especialmente nas grandes cidades onde está presente os homes Centers, fortes concorrentes da sua casa de tintas.

Como o cliente chega até uma loja de tinta? Lista telefônica, visita pessoalmente, indicação de pintores, internet? Qual o perfil de cliente você quer atingir e como este cliente compra?

Estes detalhes são muito importantes para a escolha da localização, tipos de produtos e estratégia de marketing.

Por exemplo, montar uma loja de tintas de bairro, possivelmente não será o melhor negócio. Nestes locais, normalmente o consumo é pequeno e quando há o valor de venda por cliente é pequeno, pois o mesmo normalmente escolhe as tintas e materiais pelo preço.

O mesmo estudo de mercado é necessário para montar uma casa de tintas automotivas. Conhecer o perfil do cliente, como ele se relaciona com as casas


de tintas, política de vendas, inadimplência, e outros detalhes farão a diferença no seu negócio.

Clientes de uma casa de tintas residencial

Prefira trabalhar com clientes de maior poder aquisitivo, que são os que mais gastam em uma casa de tintas. Normalmente a estrutura física de uma casa de tintas exige muitos funcionários e um bom espaço físico, desta maneira implicando em maior custo fixo (aluguel, funcionários, impostos trabalhistas, energia elétrica, etc.). Para suportar tamanhos custos fixos e obter lucro é preciso manter um bom volume de vendas por cliente.

Compra de equipamentos para montar sua loja de tintas

Oficinas de pintura automotiva exigem uma ampla gama de equipamentos, incluindo elevadores, pistolas, ferramentas de ar, máscaras de segurança, e lixadeiras. Estes itens variam de preço seu gasto será proporcional a estrutura da loja que irá montar se irá se especializar no ramo e oferecer todo tipo de tinta.

Tanto lojas de tintas e serviços automotivos quanto lojas de tintas para paredes requerem equipamentos comerciais básicas como caixas, computadores, balcões, prateleiras, decoração.

Investimento inicial para montar uma casa de tintas

Qualquer valor que disséssemos como investimento inicial para montar uma casa de tintas seria apenas um chute, pois os detalhes deste tipo de negócio vão determinar o capital necessário. Veja abaixo os itens mais importantes que influenciarão o valor do investimento inicial:

Estoque – Esta necessidade de estoque é um dos itens que será levado em conta para planejar o valor do investimento inicial, assim a variedade de produtos, marcas, tempo que o fornecedor demora deste o pedido até a entrega e a previsão de vendas mensal vai determinar o valor do capital para compra de estoque.

Capital de giro – Na determinação do capital de giro para montar a loja de tintas você deverá considerar a previsão de vendas mensal e a política de vendas e compras. Caso você vá comprar inicialmente à vista e vender à prazo, o que é comum no começo, saiba que a necessidade de capital será maior.

Equipamentos e máquinas – Computadores, balcões, gôndolas, expositores, móveis, máquinas para fazer tinta, etc.

Reserva para contingências – Deixe um valor sobre o investimento total como reserva para eventuais desvios entre o planejado e o realizado no plano de negócios.

Como registrar a casa de tintas

Você deverá contratar um contador para aconselhá-lo sobre a estrutura jurídica da sua casa de tintas. Uma vez que você precisará de um contador para cuidar da abertura da empresa e documentação mês a mês, evite perder tempo e energia e já procure um contador, ele ainda o ajudará a esclarecer itens importantes do plano de negócios como taxas e impostos a pagar.

Equipe especializada

Oficinas de pintura automotiva precisam de funcionários que possam usar a tecnologia de pintura de carro para pintar desenhos personalizados em carros.

 Independentemente do tipo de loja você está pensando em abrir você precisa de pessoas com um nível de experiência em design visual, e a maneira mais fácil de encontrar pessoas com esse conhecimento é falar com os coordenadores de carreira em uma instituição educacional, SENAI, faculdades, etc.

Ambos os tipos de lojas, tintas para paredes e automotivas, exigem empregados qualificados que entendem de tinta e pintura.

E você está pensando em montar uma casa de tintas? Comente!