Como montar uma casa de produtos agropecuários

Como montar uma casa de produtos agropecuáriosNo Brasil, o agronegócio é prospero e rentável, já que sempre há oferta e procura. Como o clima do país é propício para o cultivo de diversos alimentos e criação de animais, quem tem vontade de montar uma casa de produtos agrícolas pode ter muito sucesso gerenciando o negócio com excelência.

Durante o ano todo sempre existe a safra de alguma cultura. Para o empreendedor que tem visão de negócio e entende as necessidades de quem cultiva e cria animais no campo, sempre há oportunidades de mercado que favorecem o desenvolvimento de produtos e serviços dos mais diversos tipos.

Conheça o mercado agropecuário

Ter uma loja de produtos agropecuários é algo que exige atenção ao estoque e também à popularidade de seus produtos. Antes de iniciar o seu negócio, pesquise comércios e negócios que têm estrutura similar a sua empresa. Além de inspirar idéias para o seu novo negócio também ficará mais fácil para visualizar sua futura empresa.

Consulte os seus contatos e obtenha diversas maneiras para eliminar as suas dúvidas antes de iniciar o seu negócio. Dependendo do caso é preciso uma consultoria contratada. O empreendedor deve analisar a viabilidade de contratar uma consultoria, fazendo um orçamento e vendo as ferramentas oferecidas e como elas darão suporte para montar o seu negócio.

Entender as necessidades do cliente é o primeiro passo para escolher como será montado o seu negócio. A escolha dos produtos que irão fazer parte do estoque depende dessas informações. Para comprar os principais produtos e ter uma lista dos produtos mais vendidos é preciso uma pesquisa por parte do empresário.

É preciso conhecer os principais tipos de cultura no país e quais produtos são necessários para o desenvolvimento da lavoura ou da criação para oferecer na sua loja. Com o tempo até o empreendedor saberá quando, quanto e como irá gerenciar o seu estoque.

Montando a sua loja de produtos agropecuários

Antes de montar a sua casa de produtos agropecuários, um planejamento deve ser praticado e criado de forma inteligente para saber o quanto investir e como fazê-lo. Se achar melhor, contrate um contador para auxiliar na organização da parte financeira e da documentação necessária para a regularização da empresa.

O próximo passo é montar a sua casa de produtos agropecuários. Monitorar todos os passos de construção e montagem é fundamental para causar boa impressão aos clientes e garantir que tudo dê certo no seu negócio.

Com a lista de produtos em mãos compre e organize o seu estoque e escolha o seu método de controle de vendas. Mantenha tudo organizado e de maneira fácil para conferência. Faça de modo que ofereça conforto para o atendente e para o cliente ter uma boa compra.

Contrate atendentes com habilidades necessárias para um ótimo atendimento. Isso pode ajudar a divulgar o seu negócio. A escolha de bons profissionais também lhe renderá mais tempo para lidar com outras questões administrativas, fornecedores e divulgação.

A legislação de venda de produtos agropecuários

Antes de decidir qual produto comercializar, informe-se sobre a lista de produtos permitidos e conheça a legislação sobre produtos específicos Em alguns casos, a lei também exige que o comerciante tenha um veterinário, principalmente se ele


armazena e comercializa, importa ou exporta produtos de outros países e destinados à criação. Nem todos os produtos podem ser estocados de qualquer maneira para não afetar o solo ou as pessoas que têm contato com o produto.

Uma simples contaminação do solo por produtos agropecuários pode gerar dor de cabeça. Dependendo do caso, isso pode ser considerado um crime ambiental. Mesmo em casos em que houve acidente, o dono da casa de produtos agropecuários pode se punido por não se informar e não conhecer os procedimentos-padrão para lidar com o produto.

Conheça o produto que está comercializando, os procedimentos legais relativos a ele e tudo mais que estiver relacionado. O tempo gasto nesse planejamento pode evitar muita dor de cabeça e evitar também fatalidades ao manusear produtos, serviços e equipamento agropecuários.

Que produtos vender na loja agropecuária

A linha de produtos para se trabalhar em uma casa de produtos agropecuários é muito extensa. A cada temporada, a compra de produtos muda, mas há os produtos que são necessários no campo durante o ano todo. Pode-se vender o seguinte:

  • Animais de porte pequeno como galinhas, coelhos e patos
  • Equipamentos de montarias e acessórios
  • Equipamentos e acessórios para meios de transporte agrícolas
  • Produtos para prevenção de pragas
  • Adubo e fertilizantes
  • Medicamentos e produtos de limpeza para animais
  • Sementes, mudas e ramas
  • Alimentação para animais como ração

Gerenciamento financeiro da agropecuária

Um descuido da parte financeira de uma casa de produtos agropecuários gera certos inconvenientes. Como são inúmeros os produtos e serviços oferecidos, é necessário organizar e administrar o dinheiro que entra e o que sai.

A compra eficaz de produtos e serviços para a sua empresa deve ser inteligente. Não adianta comprar um produto em demasia enquanto outros estão em falta. É preciso saber a quantidade necessária para cada item. Toda compra que fizer e acertar na quantidade e também no tempo que o mesmo ficará no estoque durante o decorrer dos meses, gera uma ótima economia.

Crie um método de controle financeiro para a sua empresa, registre tudo e faça com que os gastos, lucros e custos para administrar o seu capital de giro sejam gerenciados da melhor maneira possível. Quanto melhor desempenho na administração do seu capital de giro melhor será a manutenção do seu estoque e da sua empresa, garantindo eficiência e qualidade na prestação de produtos e serviços ao consumidor.

Para manter uma loja de produtos agropecuários, o empreendedor deve levar em conta alguns custos:

  • Água, luz, telefone e talvez uma conexão com a Internet.
  • Despesas com o local, a localização, a estrutura e tudo que esteja relacionado com o espaço físico
  • Custos com compras de produtos novos
  • Despesas com contabilidade
  • Gastos com recursos humanos e custos relacionados

Montar uma casa de produtos agropecuários é um desafio e tanto. Uma das habilidades necessárias é saber gerenciar as vendas e os funcionários e se relacionar com o cliente. Além disso, com certa frequência o empreendedor necessita também visitar os clientes e promover os seus produtos e serviços em feiras agropecuárias e em outros eventos.

O mercado agropecuário está em expansão e se você decidir montar uma loja de produtos agropecuários bem planejada e com local bem escolhido, pode lucrar bastante com o empreendimento.