Como Montar Uma Casa de Festas

Como montar uma casa de festas
Montar uma casa de festas não é uma tarefa fácil. Para isto trouxemos esse texto com todos os detalhes que você precisa saber para abrir uma casa de festas, confira!

Para quem tem habilidade e gosta de gerenciar eventos e lidar com festas, montar uma casa de festas pode ser muito atrativo. Existem duas maneiras de montar uma casa de festas, há a opção de apenas alugar o espaço para a realização das festas ou prestar o serviço de organização do evento  juntamente com o aluguel do local.

Uma das vantagens que os consumidores vêem na locação de uma casa de festas é a localização, geralmente é afastada de locais onde a paz alheia possa ser perturbada com o volume de som e barulho.

Dedicação e motivação para montar uma casa de festas

Ter um negócio próprio é algo que necessita dedicação. Lidar com os desafios do negócio fica mais fácil quando o empreendedor está realizando algo que tem prazer em resolver, situações estressantes desgastam se não houver motivação.

Ter conhecimento na área onde vai atuar é fundamental. Além de estar motivado para resolver problemas do cotidiano de sua empresa, necessita também ter toda a informação e a competência para enfrentar o dia-a-dia e os obstáculos do negócio. Entender como pensa o consumidor e ter a habilidade para suprir suas necessidades. Lidar com os projetos e saber tirar de cada funcionário o seu melhor também é uma das qualidades que ajudam a levar o negócio para frente. O empreendedor deve analisar se está em algo que goste e se dedicaria horas do seu dia.

Não deixe a motivação sumir enquanto estiver lidando com o seu negócio. A motivação deixa o empreendedor mais atento a oportunidades e idéias. Transmitir esse espírito é fundamental para a equipe, não se deixe aborrecer por coisas que talvez não valham a pena.

Perfil do cliente da casa de festas

Definir a faixa etária na qual a sua casa de festa irá trabalhar é necessário. A sua casa de festa deve estar adequada a cada público, seja infantil, adolescente ou adulto, ou ainda todas as faixas etárias.

Portanto, caso decida trabalhar apenas com um destes segmentos acima é preciso certificar se de que há demanda suficiente na sua região. Caso a procura por este tipo de serviço seja pequena ou a concorrência muito acirrada provavelmente será melhor montar uma casa de festas para atender todos os públicos.

Em festas infantis é necessário ter uma estrutura que atenda aos pais e diversas crianças que irão circular pela sua casa de festa. Ter segurança é fundamental e montar um ambiente onde os pais se sintam a vontade e sem preocupações com os seus filhos contam pontos para a sua casa de festas.

Como cada tipo de público tem necessidades específicas é fundamental recolher informações antes de iniciar o evento para lidar com futuras situações, como locais e brinquedos para crianças, cadeiras e objetos devem ser planejados de modo a evitar acidentes e imprevistos.

Do mesmo modo que as festas infantis as direcionadas aos adolescentes também requerem alguns cuidados. Geralmente em festas adolescente a “farra” é maior e isso pode gerar algumas situações que necessitem mais atenção. Conhecer o tipo de festa e como ela será realizada ajuda bastante a lidar com problemas comuns que geralmente ocorrem em uma festa adolescente, oferecer segurança e estrutura é importante para que os convidados da festa se sintam confortáveis.

Para as festas destinadas ao publico adulto é necessário dar todo o suporte para que ocorra da melhor maneira possível, conhecendo detalhes da festa e assegurando que não haja imprevistos em questões como, por exemplo, segurança dos convidados.

Decoração da casa de festas

A decoração da festa geralmente fica por conta de quem está para alugar a sua casa de festa. Se for montar uma casa de festas que promove as


festas é necessário saber decorar o ambiente. Cada tipo de festa exige um tipo de decoração, em uma festa infantil imagens e objetos são voltados para temas infantis assim como para festas de adolescentes e de adultos.

A festa promovida pode ser de eventos ou de realizações pessoais, como por exemplo, um casamento ou um aniversário, um noivado. Cada uma destas festa exige uma decoração diferente .

No caso de o empreendedor não ter uma noção de decoração é recomendável começar a entender do assunto, se para o empreendedor não é interessante fazer isso, ele poderá usar serviços de terceiros, tudo irá depender do seu planejamento e objetivo. Equipes de filmagens para gravação do evento ou de fotografia terceirizados poderão ser uma ótima escolha.

Ter contato com diversos profissionais de decoração e outros que agreguem valor a sua casa de festa pode ser muito útil na hora em que um cliente quiser alugar a sua casa para um evento e não tiver contato com profissionais para dar suporte a sua festa.

Marketing boca a boca de uma casa de festas

Toda festa e evento geram propagação boca a boca. Com os convidados do evento ficam uma lembrança do local e um conceito, por isso mesmo, nunca deixe de ter um bom atendimento e preparação da sua casa de festas, isso ficará na lembrança de quem estava no evento e será uma referência futura para novos eventos.

Em casamentos, por exemplo, as quantidades de convidados são consideráveis e de acordo com a produção de sua festa isso pode gerar uma ótima reputação e atrair novos clientes para sua casa de festas.

Busca de informações para montar uma casa de festas

Procure por empreendedores em regiões diferentes da que você vai montar a casa de festas e que possuam experiência no ramo. Busque exemplos, aprenda com o sucesso deles e procure conhecer os desafios da área, eles passaram por desafios que seu negócio poderá enfrentar.

Investimento inicial e retorno de uma casa de festas

Uma casa de festa, dependendo da capacidade e de como foi montada, pode faturar em torno de 5 mil podendo chegar a 50 mil reais, gerando uma margem de lucro em torno de 20%. O investimento usado para criar uma casa de festas varia em retorno de 1 ano e meio á 2 anos, um período considerando uma área útil com aproximadamente 500 metros quadrados.

Estes números são apenas uma noção, pois o ideal é fazer um planejamento da sua casa de festas especificamente, detalhes como tamanho do empreendimento, se o imóvel é alugado ou próprio, região escolhida, concorrência e perfil da clientela, poderão alterar estes números consideravelmente.

Caso você tenha dificuldade para realizar o planejamento da sua casa de festas, veja o Kit Como Abrir Um Negócio.

Acompanhe a implantação da casa de festas

A essa altura todo o plano estará formado e tudo que é necessário para montar a sua empresa deve estar preparado e pronto para assumir a respectiva função dentro de sua empresa.

O monitoramento das atividades necessárias para montar a casa de festas deve ser atento. Acompanhe todo o processo de implantação de sua empresa e tenha controle da situação. Atenha se aos fatores mais relevantes, perfeccionismo demasiado pode fazer com que certas etapas, que não deveriam ter um prazo prolongado, afetem outras etapas que tenham uma prioridade maior.

Não basta ter idéias é preciso colocá-las em prática

Idéias se multiplicam de maneira espantosa. Ao pensar em um aspecto de algo para realizar, surgirá com um pouco de tempo e reflexão muitas idéias relacionadas com a primeira que teve. Registre as idéias para que nenhuma seja esquecida e perdida no tempo.

Todos os dias todas as pessoas tem diversas idéias que se colocadas em prática poderiam melhorar suas vidas, porém não basta ter idéias, é preciso testar sua viabilidade e executá-las.

E você está pensando em montar uma casa de festas? Deixe um comentário!