Como Montar Uma Casa de Artigos de Pesca

Como montar uma casa de artigos de pesca
Está procurando saber como montar uma casa de artigos de pesca? Descubra aqui tudo que você precisa saber sobre uma casa de artigos de pesca.

Em 2003 o Sebrae constatou que 30% das empresas criadas fracassaram antes ou depois de um ano e que 60% não obtiveram mais de 5 anos de expectativa de vida. O principal motivo dessas empresas não terem uma boa expectativa de vida foi um planejamento falho e uma administração que também não foi compatível com os requisitos para a área.

Conheça o ramo onde atuará e tenha conhecimento e experiência em tudo que se refere ao seu negócio. Caso perceba que não tenha faça de tudo para que aprenda e tenhas as habilidades necessárias para o empreendimento.

Esse artigo contém informações básicas de como montar a sua casa de artigos de pesca, com dicas de como começar a formar em sua mente o perfil do seu negócio.

O planejamento do seu negócio

Para montar a sua casa de artigos de pesca será fundamental ter um plano. Além disso, a sua empresa precisa colocar em prática esse plano com o melhor desempenho possível. Quanto mais tiver sucesso em realizar o que planejou melhor será para a expectativa de vida de sua casa de artigos de pesca.

Escolha os produtos e serviços que farão parte de seu estabelecimento e veja quais são os melhores e mais procurados de acordo com a clientela na qual recebe. Não cometa o erro de comprar primeiro para saber depois se o produto terá uma boa média de venda. Evite fazer compra de produtos e serviços que ficarão estacionados por tempo demasiado em sua loja.

Ter as informações sobre o cliente também é outra questão que faz a diferença no seu negócio, já que quanto mais souber sobre os critérios da decisão de compra dos seus clientes e também os seus gostos e tendências, melhor será para as vendas. Ao contratar funcionários, escolha aqueles que tenham habilidades de persuasão e também capacidades empreendedoras.

Quanto investir no meu negócio de artigos para pesca?

O valor inicial do seu empreendimento para operar com as condições necessárias é algo que varia de empresa para empresa. O primeiro passo que o empreendedor deve fazer é listar tudo o que seu negócio deverá ter.

  • Preços de produtos que irá vender
  • Custos variáveis
  • Custos fixos como aluguel, contas, insumos e outros
  • Capital de giro necessário para sua empresa operar sem pausas
  • Custos com instalações
  • Compra de equipamentos
  • Despesas, custos e lucros com colaboradores
  • Gastos com documentações
  • Pagamentos de impostos
  • Custos com contabilista
  • Custos com legalização do negócio
  • Outros custos

Esses são alguns dos itens a considerar. Anote tudo que puder para não perder a conta e se for necessário faça o uso de planilhas eletrônicas que irá facilitar em muito e automatizar várias etapas deste cálculo.

Por mais detalhista que você for neste cálculo e colocar o máximo de itens possíveis nesta conta, sempre aparecerá uma coisa ou outra a qual não previu.

Estabelecendo preços de venda

Outra tarefa trabalhosa é usar uma boa base para poder concorrer com outras lojas do ramo e ter um desempenho de venda. Assim, com um preço de venda bem desenvolvido terá um bom fluxo de caixa.

Para começar pesquise os preços de venda que são praticados por outros empreendedores que também trabalhem com casa de artigos de pesca. Se possível, faça perguntas e obtenha o máximo de informação para montar a sua tabela de preço.

Faça cálculos e veja uma média de venda


seja ela mensal ou diária para que entre dinheiro em sua casa de artigos de pesca suficiente para cobrir os gastos e sobrar dinheiro para manter o capital de giro sempre em bom estado.

O processo e o funcionamento da sua empresa irão começar na compra dos itens nos fornecedores, seguido de exposição na sua casa de artigos de pesca até a venda para o consumidor final. Faça as contas e veja o preço que agrade ao seu negócio e também aos clientes, pois todos devem ficar satisfeitos para que o negócio tenha durabilidade.

Essas são algumas ideias a considerar no planejamento de sua empresa. Escolha as que terão melhor aproveitamento ao montar a sua casa de artigos de pesca.

Colhendo os resultados da sua casa de artigos de pesca

Obter e monitorar os resultados importantes gerados pela empresa é um momento onde é possível saber em que melhorar e quanto melhor. Monitorar o desempenho da sua empresa melhor poderá intervir e conseguir resultados melhores.

Faça isso periodicamente, seja  no fim da semana ou até no fim do mês; o importante é ter os números em mãos e trabalhar com os resultados.

Antes de colher os resultados depois de montar a sua casa de artigos de pesca, o empreendedor deve ter em mãos uma estimativa de resultados. Com isso, ele tem uma base para orientar os esforços e ações para que a empresa trabalhe.

Ao  comparar o desempenho previsto e o desempenho efetuado, o empreendedor terá uma melhor visão do que acontece na prática e no desempenho de sua casa de artigo de pesca.

Esses dados colhidos também serão vitais no planejamento de sua empresa. O planejamento não é efetuado apenas antes de montar o seu negócio, mas também enquanto ele opera. Os números também serão ótimos indicadores para o seu desempenho, quanto mais utilizar os números a favor do desempenho de sua empresa melhor será para obter mais resultados.

Divulgando a empresa de pesca

Como toda empresa, a sua casa de artigos para pesca também terá de ter um plano para a divulgação depois de montar o negócio. Do que adianta montar o seu negócio se nem todos sabem que ele existe? Quanto melhor divulgar o seu negócio no início das suas atividades melhor será o retorno do dinheiro investido, já que os clientes saberão com antecedência sobre o seu negócio e virão o mais cedo possível visitar.

Considere todas as possibilidades de divulgação e dê preferências para aquelas que atingirão o máximo de audiência possível de acordo com o orçamento da empresa.

Faça uma encomenda de panfletos para que sejas distribuídos em sua região. Há opções para terceirizar essas distribuições. Também anuncie em jornais e revistas de sua região, principalmente, aqueles com similaridades com o ramo do seu negócio e outros. Fazer promoções e promover a indicação de pessoas por meio dos clientes que chegam ao seu negócio também é uma ótima estratégia.

A empresa também pode levar participar de eventos que ocorrem na região para deixar o negócio mais conhecido. Até mesmo a empresa pode criar esses eventos, como por exemplo, um concurso ou competição de pescaria com uma boa premiação. Oferecer prêmios e convites para feiras e  eventos de pescaria conhecidos também é uma forma de agitar o movimento de sua casa de artigos de pesca.

O empreendedor também deve mostrar competência na hora de divulgar a sua empresa, pois, qualquer deslize pode deixar uma imagem não muito boa. Como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, então zelar por uma boa imagem é requisito mínimo, assim como ser transparente com os clientes.

E você está pensando em montar uma casa de artigos para pesca? Comente!