Como montar uma assessoria de imprensa

Como montar uma assessoria de imprensaVeja o passo a passo de como montar uma assessoria de imprensa. Cada vez mais formados em jornalismo buscam alternativas de trabalho que não sejam em grandes veículos de comunicação. A grande maioria quer mesmo atuar na televisão, jornal impresso e rádio, mas há um bom segmento ainda a ser explorado que tem rendido bons lucros para quem investiu no negócio: as assessorias de imprensa.

O assessor de imprensa é o profissional responsável pela comunicação interna e externa da empresa. É um jornalista que eventualmente ocupa o cargo, mas pode ser um Relações Públicas também. É ele quem entra em contato com a imprensa para divulgar o que tem de novo na marca, lançamentos e receber os veículos de comunicação em caso de entrevistas.

As grandes empresas possuem um assessor interno, um funcionário, mas a grande maioria prefere contratar empresas e é ai que ter uma assessoria de imprensa se torna um negócio viável. As empresas andam se dedicando bastante em divulgar os seus produtos e sempre buscam os serviços de uma assessoria de imprensa.

Passo a passo para montar uma assessoria de imprensa

Documentos necessários para montar uma assessoria de imprensa

A parte legal é a mesma de se abrir qualquer empresa. É preciso registrar a empresa na Receita Federal, ter um contrato social e registro perante a Prefeitura.

Antes de começar a parte legal é preciso já ter em mente um espaço, seja uma casa que irá transformar em escritório ou um escritório, pois este endereço deve constar na Prefeitura da cidade para registro e correspondência.

A parte burocrática de como montar uma assessoria de imprensa merece uma ajuda de um contador, o profissional que tem conhecimento na área e por isso irá  fazer tudo ficar mais rápido. O tempo total para abertura da empresa é de em média dois meses, podendo ser menos em alguns casos.

O nome deve ser escolhido antes que a empresa seja aberta para constar na Razão Social e no CNPJ. O nome que irá ficar na nota fiscal pode ser diferente do nome que irá usar em sites, a marca. É importante registrar também a marca, o nome fantasia, para que outras empresas não surjam com o mesmo nome.

Para trabalhar com os clientes e declaração de imposto de renda, é preciso ter nota fiscal. As empresas precisam justificar o gasto e por isso é importante ter direito a emitir nota fiscal, que pode ser eletrônica ou em talão. Porém, é importante avisar que a Nota Fiscal manual está com os seus dias contados, em breve será retirada do mercado e irá existir apenas o formato eletrônico. Ela é super simples de ser retirada, pela Internet e sai com a data a qual for impressa pelo site.

Estrutura de uma assessoria de imprensa

O local de trabalho de uma assessoria de imprensa é o mais simples possível. Não precisa de muita estrutura, apenas escrivaninhas, cadeiras, computador, impressora e telefone. Quase todo o trabalho é feito usando email e telefone. O telefone é para contatar os veículos de comunicação, então é bom que tenha um serviço


com ampla cobertura e pacote de DDD, pois eventualmente será preciso entrar em contato com outros Estados para serviços mais específicos.

O serviço de assessoria de imprensa é essencialmente de imagem, então é importante cuidar do espaço de trabalho. Mesmo pequeno, invista em um bom escritório com cadeiras confortáveis e sala de reunião para apresentar os projetos aos clientes. Eles precisam sentir segurança no valor investido, que não é pouco, e por isso é importante que vejam um bom local de trabalho.

Serviços de uma assessoria de imprensa e valores

 

Os serviços básicos de uma assessoria de imprensa são:

  • Envio de notas e sugestões de matérias para jornais, revistas, rádios, sites e veículos de televisão. Eles podem ser fechados em pacote ou a assessoria cobrir tudo.
  • Clipping mensal – o registro de tudo que foi publicado deve ser enviado diariamente e ao cliente no fim do mês para que ele tenha uma idéia do que andou sendo falando sobre a sua empresa ou produto.
  • Atendimento a imprensa – quando os jornais e revistas quiserem marcar entrevistas ou ter informações sobre determinada empresa ou problemas com produtos, eles devem primeiro passar pela assessoria. As vezes nem é necessário entrar em contato com o dono da empresa, pode ser uma simples informação de fácil acesso.

 

Os serviços que não são tão básicos, mas uma empresa pode solicitar a uma assessoria de imprensa:

  • Criação e manutenção de redes sociais – Orkut, Facebook e Twitter ou qualquer outra que a empresa solicite.
  • Anúncios e newsletter – Este é mais um trabalho de agencias de publicidade e propaganda, mas nada impede que sejam feitos por uma assessoria caso o profissional tenha conhecimento.
  • Manutenção de site – Postagem de fotos, textos, matérias publicadas. São úteis para os jornais e úteis para a empresa divulgar  que está acontecendo.
  • Cobertura de eventos – O profissional de assessoria de imprensa pode ser convidado a fazer a cobertura de um evento com fotos e depois enviar textos e notas sociais para a mídia local e nacional.

 

Formação dos preços dos serviços de assessoria de imprensa

O valor a ser cobrado por tais serviços varia bastante conforme o pacote que for fechado. Eles podem ser cobrados em separado ou podem ser cobrados todos juntos, varia de acordo com o cliente. O ideal é que sejam cobrados juntos e assim se faça um abatimento.

É importante avaliar sempre o porte da empresa antes de dar um valor. Para pequenas empresas, o valor mensal de R$ 500 para envio de notas e matérias é de bom tamanho, mas o mesmo já não pode ser cobrado de uma multinacional que vai exigir cinco vezes mais atuação do assessor. O Conselho Nacional de Jornalismo dá dicas de como cobrar, basta acessar a página. O valor médio de assessoria de imprensa mensal com todos os serviços acima citados é de R$ 4.000, chegando até ao dobro se for uma multinacional.

Lembre que deve ser feito um contrato por serviço ou pacote com o cliente, assinado por ambas as partes. Uma forma de garantir que o pagamento será realizado.

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