Como Montar Uma Agência de Cuidadores de Idosos

Como Montar Uma Agência de Cuidadores de Idosos
Como Montar Uma Agência de Cuidadores de Idosos

Com o aumento da expectativa e qualidade de vida, famílias e idosos buscam cada vez mais recursos para que os idosos estejam recebendo cuidados propícios e para isso, contratam cuidadores de idosos com a função de auxiliar os idosos no dia a dia e também nos cuidados pela saúde e equilíbrio.

Mercado

Este é um ramo que vai exigir conhecimentos e dedicação, pois a maioria dos clientes que contratam estes serviços são pessoas que já tiveram uma vida plena, uma carreira, já cuidaram de uma família, possuem renda per capita até mais alta do que a média. Por isso, merecem respeito e não, serem tratados apenas como idosos e doentes, pois doenças como mal de Alzheimer, mal de Parkinson, acidentes cardiovasculares e outras fatalidades podem ocorrer com qualquer pessoa acima de 60 anos, necessitando de cuidadores.

Para entrar no ramo, portanto, é preciso vencer mitos ,ter tato e além disso, saber até onde vai o nível de preconceito e discriminação dos cuidadores.

Estrutura de uma agência de cuidadores de idosos

A estrutura de uma agência de cuidadores de idosos é simples. Basta uma área administrativa, uma recepção para atender os clientes e uma sala para os cuidadores de plantão.

As agências de cuidadores cada vez mais investem em novos processos e tecnologia para melhor atender aos seus clientes. Tecnologia como aparelhos capazes de chamar a agência assim que o paciente necessita de cuidados.  Para que o sistema tenha eficácia é necessário um fluxo de processos:

  • Manter atualizada a ficha de cada cliente com dados sobre idade, doenças, reações alérgicas e outros.
  • Manter também atualizada uma lista com contatos de médicos, parentes, terapeutas e outras pessoas que possam ter informações importantes.

Instale o software na casa do cliente que terá um aparelho junto à linha telefônica  e assim que o aparelho é acionado, a empresa é chamada automaticamente.

Pessoal

Esse ramo deverá ter as atividades desenvolvidas por profissionais como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e cuidadores formados.

Muitos cuidadores querem montar um negócio de forma amadora apenas com pessoas que têm paciência com os idosos não é o suficiente, é preciso que os funcionários tenham graduação completa em enfermagem. Lembrando que nem todos os serviços demandam profissionais de enfermagem. Os serviços mais simples podem ser desenvolvidos por cuidadores profissionais. Enfim os cuidadores devem possuir cursos técnicos voltados para Terapia Ocupacional, Geriatria e outros.

Clientes de uma agência de cuidadores de idosos

Os clientes que podem vir a contratar a agência de cuidadores são pessoas com limitações temporárias como vítimas de acidentes vasculares, infartos entre outros problemas ou pessoas com mal de Alzheimer e/ou Parkinson.

Entretanto, não só pessoas idosas podem contratar os serviços da agência como também pessoas vítimas de acidentes, pessoas se recuperando de um pós-cirúrgico e mulheres grávidas e em serviços de pós-parto, auxiliando com os bebês.

Geralmente os cuidadores são contratados pelas classes média e alta que possuem poder aquisitivo para contratação desse serviço.

Precificação

Os cuidados com idosos são precificados de acordo com o serviço oferecido e a complexidade dele. Os serviços complexos requerem maior esforço da mão de obra, responsabilidade e atenção especial como os serviços desenvolvidos por profissionais como enfermeiros.

Os serviços também podem ser precificados pelo horário de atendimento que pode ser integral ou parcial, em que os serviços serão cobrados por hora.

Modelo de Negócios

Para montar uma agência


de cuidadores de idosos
os empresários poderão escolher entre negócio próprio ou optar por uma franquia como a Home Angels.

A Home Angels é uma fraquia com sucesso de mercado, pois oferece aos seus franqueados vantagens como apoio nas operações e suporte gerencial.

As operações da franquia como contratação de pessoal, dependerá das receitas geradas pelo negócio. Os franqueados serão capazes de selecionar, recrutar e contratar pessoal competente após a orientação da franquia.

Na Home Angels, os atendimentos são divididos e precificados de acordo com as especificações abaixo:

  • O plano de atendimento é VIP quando se atende um só paciente de forma personalizada.
  • Grupo – quando o atendimento é realizado para diversos pacientes em um mesmo local e horário.

A franquia dá a opção de os clientes escolherem os cuidodores ou opção dos cuidadores serem selecionados pela franquia.

O investimento inicial para se franquear à Home Angels gira em torno de 5 a 15 mil reais que inclui montagem e capital de giro. A franquia cobre a taxa de franquia, propaganda, suporte operacional e gerencial entre outros serviços.

Localização de uma agência de cuidadores de idosos

Uma agência de cuidadores de idosos não precisa de um local específico, mas deve ser localizada facilmente pelos clientes . Ela pode estar em áreas comerciais ou bairros residenciais de classe média alta e alta.

Outra boa opção de localização da agência é em setores hospitalares e em avenidas comerciais movimentadas.

Divulgação

O importante é que os serviços da agência seja bem divulgada e para isso faça um networking divulgando os serviços entre a comunidade médica que poderá indicá-los, participe de exposições e eventos sobre gerontologia e entregue cartões de visita e outras iniciativas.

Entregue também planfetos, folhetos explicativos e até faixas que divulguem o serviço.

Sobre os cuidadores de idosos

Cuidar de idosos exige dedicação, atenção e é um serviço que nem todos as pessoas estão preparadas a exercer, já que é uma profissão de entrega. Além disso, o cuidador precisa estar sitonizado também com a família.

Entre as funções dos cuidadores estão: ajudar na alimentação e na locomoção, pois muitos pacientes precisam de cadeira de rodas; realizar atividades que sejam de lazer, gerir as medicações de acordo com os horários, auxiliar os pacientes nos cuidados com a higiene, comunicar à família e à equipe médica sobre mudanças no estado de saúde que poderão ocorrer e outras funções.

O cuidador de idosos poderá morar ou não na casa do paciente que ficará a critério da família e do profissional.

Apesar da presença imprescindível na vida dos pacientes,  os cuidadores precisam fazer uso de direitos como férias, repouso semanal, feriados, licença maternidade ou paternidade e outros direitos.

É importante que os empresários e cuidadores e a família dos pacientes saibam os deveres e direitos dos cuidadores, como também suas limitações, afinal, os cuidadores têm um dom especial de cuidar de outro ser humano com carinho.

A agência de cuidadores de idosos deve ter especial atenção com as possibilidades de transtornos indesejáveis na rotina, como negligência de cuidadores e até mesmo quanto à violência de cuidadores contra idosos. Felizmente, segundo as estatísticas esses casos são bem raros, mesmo assim é bom ficar atento.

Para maiores informações de como proceder, visite o site da Associação de Cuidadores de idosos de Minas Gerais (Aciminas). Lembramos que é importante que os cuidadores procurem a Associação de Idosos mais próxima para obter informações sobre cursos, legislações, preços e outros.

Ficou interessado em montar uma agência de cuidadores de idosos? Deixe seu comentário: