Como Montar Uma Academia de Artes Marciais

Como Montar Uma Academia de Artes Marciais
Como Montar Uma Academia de Artes Marciais

Para montar uma academia de artes marciais é necessário o mesmo zelo e dedicação com que se montam as academias:  é importante que tenha espaço físico necessário para a prática do esporte e suporte necessário aos atletas.

Mercado de uma academia de artes marciais

As artes marciais se popularizaram no Brasil e a mídia com filmes especializados no assunto tem sido responsável pela procura das artes marciais.

O mercado de academia de artes marciais é bem aquecido quando o assunto é artes marciais para crianças. Os pais das crianças procuram com maior frequência as artes marciais, pois especialistas já concluíram que a prática do esporte para as crianças significa maior controle e disciplina, e ainda concentração e melhor rendimento escolar.

Pesquisa de  mercado em uma academia de artes marciais

Pesquise o público-alvo para a academia de artes marciais e tenha em mente que é necessário descobrir por quais motivos as pessoas procuram uma academia, quais as características principais daquele público-alvo local. Por exemplo, pesquise qual a idade predominante dos futuros frequentadores, qual o gênero, formação familiar, classe social, renda per capita e outros aspectos.

Localização de uma academia de artes marciais

Pesquisar a localização antes de montar uma academia de artes marciais é importantíssimo, pois o sucesso da escola e a frequência de usuários dependerá de uma boa escolha de ponto comercial.

Portanto, primeiro pesquise se o local possui usuários em potencial, ou seja, pesquise se vários usuários irão frequentar a escola e  se o interesse é realmente por uma academia de artes marciais.

Veja se a localização possui um movimento de pessoas considerável que tornará a academia frequentada. O local escolhido poderá ser próximo a outras academias e espaços de lazer,c omo também cursos e outros, o que dará aos usuários mais uma opção.

Concorrência de uma academia de artes marciais

No momento de pesquisar a localização de uma academia de artes marciais é necessário também realizar uma pesquisa prévia sobre a concorrência local, estudando aspectos como quantidade de academias no local e como elas se apresentam aos clientes, qual o diferencial dessas academias e se há na região outra escola de artes marciais. É importante notar a existência de outra escola, pois será fator de concorrência direta.

Certifique-se de que a academia de artes marciais não ficará no mesmo bairro que a outra mais antiga e tradicional, e se não há outra possibilidade. Então, o importante a fazer é constituir uma estratégia de marketing que seja suficiente para concorrer com mecanismos como boa divulgação, pacotes promocionais, diferencial nas aulas e outros aspectos.

A tradição pode ser um empecilho, pois concorrer com estabelecimentos já solidificados não é tão fácil, mas não é impossível. Basta planejamento de marketing e estratégia oferecendo novidades para um público-alvo que se identifica com a procura por novos lançamentos e ainda utilizando todo o esforço para oferecer melhores preços e outras vantagens competitivas.

O que precisa para abrir uma academia de artes marciais

Para abrir uma academia de artes marciais é necessário força de vontade para tornar a escola frequentada, organizada e bem gerida, oferecendo aos usuários um atendimento de primeira qualidade.

Considerando os apectos práticos, é necessário que o estabelecimento esteja registrado no Conselho Federal de Educação Física, lembrando que os


sócios e gerentes não precisam ter formação em Educação Física, mas os profissionais que realizarão as atividades deverão ter Registro no Conselho de Educação Física.

A academia de artes marciais deverá ser registrada na Secretaria de Saúde Municipal, Conselho Regional de Educação Física,n o  Sindicato Patronal e adquirir as licenças prévias quanto aos Alvarás de funcionamento e Alvará dos Bombeiros.

  • Pessoal em uma academia de artes marciais

O pessoal contratado deve ser capacitado e com experiência em academias, principalmente os professores que devem ser formados e registrados no Conselho de Educação Física Regional.

  • Estrutura de uma academia de artes marciais

A academia de artes marciais deverá contar com uma estrutura que contenha instalações próprias para a prática do esporte e ainda com divisão instrumental que dê conforto e segurança para os praticantes.

A estrutura contará também com recepção, e na recepção é interessante que tenha quadros que lembram e inspiram a cultura das artes marciais e alguns elementos da cultura oriental.

Lembrando que para ensinar é preciso inspirar. Na recepção, tenha bebedouros, revistas de esportes e artes marciais, etc.

-Todos os praticantes de artes marciais deverão passar primeiro por exames médicos que autorizam a prática do esporte. Escolha uma sala para recolhimento de  todos os atestados. Neste local poderá também ser distribuídos os uniformes.

-Organize um local propício para o alongamento e prática do esporte.

-A secretaria que ficará ao lado da recepção será o local para realização de matrículas, pagamentos e outros fatores burocráticos.

– O escritório será o local em que serão tomadas as decisões sobre o andamento das atividades e dos negócios referentes à academia de artes marciais.

  • Equipamentos de uma academia de artes marciais

A academia de artes marciais contará com equipamentos voltados para a prática do esporte e equipamentos para aquecimento como como colchonete, bastão, halteres, barras e tornozeleiras.

  • Fornecedores de uma academia de artes marciais

Só compre aparelhos se antes houver uma análise prévia, portanto, vá ao local de vendas pessoalmente e confira todas as possibilidades dos materiais. Invista bem o capital em artigos de qualidade e duradouros.

Tenha o mesmo cuidado com requisitos como qualidade e fornecimento, além de entregas e condições de pagamento com outros artigos necessários na academia de artes marciais.

Investimentos de uma academia de artes marciais

Inicialmente, os empresários irão investir na estrutura da academia de artes marciais como um todo e ainda investir na decoração, nos equipamentos, na divulgação do local e bem estar dos frequentadores.

Poderá haver investimentos na adequação do local, na introdução da escola como marca e outros.

A academia de artes marciais deve primar por um ambiente amigo, cordial e ético, sem competições não saudáveis e sem conflitos, reafirmando a prática do esporte como uma arte e não como manifestação de força, poder ou violência.

Dicas do negócio para uma academia de artes marciais

Para agregar valor à academia de artes marciais e obter mais de uma fonte de renda tenha no estabelecimento lanchonete ou máquinas de refrigerantes e salgados, loja com artigos voltados para as artes marciais e outras ideias lucrativas.

Divulgue a academia de artes marciais com folders, planfetos, através de eventos e patrocínios, utilizando recursos interessantes de marketing e nas mídias como rádio, jornal local e outras possibilidades. Depois é só montar sua academia de artes marciais e ganhar dinheiro.