Como Montar um Curso de Pintura de Imóveis

Como montar um curso de pintura de imóveis
Como montar um curso de pintura de imóveis

Pintar edifícios e casas é uma tarefa bastante trabalhosa por parte dos profissionais que colocam a mão na massa e percorrem parede a parede dando cores aos ambientes. E para isso, os pintores devem estar aptos a fazer o trabalho com conhecimento específico do assunto, sabendo desde os riscos de manusearem certos equipamentos para pintar em alturas muito elevadas até a combinação de cores para pintar paredes.

Os cursos de pintura de imóveis são muito funcionais e capacitam o aluno a desempenhar suas funções e a realizar um bom trabalho. Hoje em dia, há muita concorrência entre os profissionais e aquele que têm um diploma em sua área de atuação garantem melhores empregos e melhores salários.

Os cursos para pintor devem expôr os diferentes tipos de pintura que podem ser feitos: pintura com textura, pintura em diversos tipos de superfície, cores, técnicas, instrumentos que facilitam uma boa pintura, equipamentos e cuidados. Misturar cores e fazer uso da tecnologia também são alguns aspectos que se encaixam na formação dos pintores atuais, que devem estar preparados para atenderem a todo o tipo de construções, sejam obras pequenas até grandes edifícios cheios de detalhes.

Vazamentos, goteiras e outros aspectos também devem ser abordados pelos professores no curso de pintura de imóveis para o pintor saber o que fazer quando o problema estiver ao seu alcance ou indicar profissionais que tenham a capacidade de ajudar o cliente na solução de seus problemas mais frequentes.

Concorrência de um curso de pintura de imóveis

O mercado da construção civil tem demandado mão de obra qualificada, item difícil de ser encontrado, devido à falta de formação dos pintores. Com isso, montar um curso de pintura de imóveis torna-se uma boa opção de negócio.

Quanto à concorrência, é bom que o curso exponha seus pontos positivos e tenha um diferencial para atrair alunos, que se estiverem satisfeitos indicarão mais clientes e assim há grande chance do empreendimento chegar ao êxito em pouco tempo. A dica é estar sempre buscando novas informações para incrementar a formação dos alunos e adaptar-se aos horários dos mesmos em turmas alternativas, fora do horário de trabalho de muitos que já estão se dedicando a este ramo.

Público-alvo

A pintura de paredes é feita pelos pintores, que geralmente não estão dentro das classes sociais mais favoráveis, sendo importante que o curso de pintura esteja dentro das condições de pagamento dos alunos. Além dos que já pintam paredes, outras pessoas querem entrar no segmento e começar uma profissão e por isso, o curso de pintura deve ser completo para apresentar as técnicas ideais e truques para o mercado de trabalho.

Aulas teóricas e práticas do curso de pintura de imóveis

As aulas devem ser teóricas e práticas. As teóricas explicam todo o procedimento de pintura e dão dicas e truques para o pintor ficar ligado nas tendências e demanda do mercado. Nas aulas práticas, o aluno tem a oportunidade de praticar tudo o que viu nas aulas teóricas, desde uma pintura simples, até pintura em andaimes  e aprender com seus erros antes de encarar um trabalho sério. O aluno deve estar apto a atender as exigências do mercado e provar seu conhecimento ao término do curso de pintura de imóveis. Por isso, o investimento


em qualidade dos serviços é essencial para chegar ao sucesso e, consequentemente, trilhar um caminho de sucesso.

Além disso, o trabalho em equipe deve ser estimulado para integrar os diversos segmentos de construção civil, desde os pedreiros até os engenheiros. O foco é moldar um profissional completo.

Perfil do empreendedor

O indivíduo pode começar um empreendimento individualmente ou contratar empregados para começarem a lecionar no curso de pintura de imóveis. O ideal é que o empreendedor já tenha afinidade com a área da pintura e entregue seus conhecimentos aos demais professores que irão ensinar para os alunos.

É importante que o empreendedor tenha visão de mercado e administre seu próprio negócio para dispensar um administrador. Isso poupa custos e pode aumentar os recursos para investir no seu projeto. Feiras e palestras de arquitetura e decoração podem ser o foco de aprendizado para quem está para começar neste segmento, e é absolutamente aceitável, que as ideias de sucesso sejam usadas como base para a construção do próprio modelo do curso de pintura.

Formalização do curso de pintura de imóveis

A capacidade de expôr seus serviços, receber por isso e ser reconhecido é uma tarefa fácil hoje em dia, podendo ser feita individualmente ou coletivamente. O empreendedor individual trabalha por conta própria como um microempresário, e é necessário receber no máximo até R$36.000,00 por ano sem ter participação em outros negócios. É necessário também ter um empregado contratado que receba o salário referente a sua categoria. Nas sociedades, o empresário divide sua atuação com pelo menos dois sócios e a empresa deve prestar serviços sob obrigações respondendo tudo perante a lei.

Cabe ao empreendedor procurar legalizar-se junto aos órgãos responsáveis por sua categoria e se adaptar às exigências que eles estabelecem.

Material necessário para abrir um curso de pintura de imóveis

É necessário ter cadeiras, mesas, materiais didáticos como apostilas, superfícies e tintas disponíveis para o treino das aulas práticas, equipamentos individuais para pinturas em grandes altitudes, telefone, fax, um computador, pincéis e acessórios. Todo o equipamento deve estar disponível para os alunos utilizarem sem custo extra.

Rendimentos de um curso de pintura de imóveis

Os ganhos são altos, dependendo da quantidade de alunos que o curso suportar. O começo de um negócio muitas vezes começa em uma pequena sala alugada ou em uma dependência vaga da casa, mas com trabalho e dedicação pode se tornar uma grande empresa em pouco tempo. Por isso, tenha em mente que é o valor do investimento que dirá quantos alunos o curso comporta. Com um bom professor, podem ser feitas várias turmas no curso de pintura de imóveis, desde que tenha público suficiente para isso. Assim, a escolha do local do curso de pintura também é muito importante, pois deve estar próxima ao público-alvo.

Divulgação

A divulgação é muito importante em todo negócio comercial. Estamos diante de uma era em que a comunicação pode levantar ou derrubar qualquer negócio, e então é só saber usá-la a seu próprio favor e reservar capital para a publicidade de seu empreendimento. Estamos falando de panfletos em locais próximos a grandes obras, que atraem o público presente para a capacitação profissional. Além disso, os jornais podem ser usados para anunciar o curso de pintura de imóveis, já que é um método popular e acessível.

Ficou interessado em montar um curso de pintura de imóveis? Deixe seu comentário: