Como Montar um Bar

Como Montar um Bar
Veja como montar um bar e ser bem sucedido no setor.

Antes até mesmo de descobrir como montar um bar você precisa saber se realmente este tipo de negócio é para você. Você deve se perguntar se você é realmente o tipo de pessoa que quer possuir e gerir um bar.

Claro que você não cuidará do bar sozinho, para gerir um bar você contará uma equipe para ajudá-lo, além de um gerente de confiança. Mas isto não quer dizer que você não terá que estar presente no negócio. Montar um bar exige dedicação e comprometimento com o negócio. Se você é o tipo de pessoa que prefere lidar com papéis em um escritório, trabalhando na maioria das vezes sozinho, montar um bar definitivamente não é para você.

Você precisará conversar com as pessoas, passar de mesa em mesa, nem que seja para dizer “olá” e verificar se está tudo ok. Se você não é muito bom em relacionamentos isto pode ser um grande problema.

Outro aspecto do negócio a levar em consideração é o compromisso de tempo e horário de funcionamento do bar. Se você tem família isto pode afetar drasticamente suas relações familiares, então é preciso discutir com esposa e filhos a fim de verificar de eles te apóiam e entenderão seus horários e dedicação.

Algumas vezes você terá que abrir o bar e ficar lá até 3 ou 4 horas da manhã, isto é muito trabalho, sacrifício pessoal e das relações familiares. Assim você pode montar o bar e depois perceber que o negócio não se enquadra no seu estilo de vida.

No futuro, se você é um líder que sabe delegar, tiver um gerente de confiança e uma equipe bem treinada e motivada, você pode trabalhar muito menos e ter um horário mais sadio, mas isto pode levar tempo até chegar neste estágio. Se estes horários podem causar problemas para você, sempre é possível pensar em outro tipo de negócio. Veja algumas opções:

Localização do Bar

Após definido se montar um bar se enquadra nas suas perspectivas e limitações pessoais e familiares é hora de definir a localização. Neste ramo de negócio estar próximo a concorrência pode ser uma boa opção. Freqüentemente, em grandes cidades existem regiões apenas com bares e estar no meio deles pode ser um fator de


sucesso.

Isto não significa que você pode montar um bar afastado da concorrência e obter sucesso. Avalie a vizinhança, fluxo de veículos, fluxo de pessoas, hábitos dos clientes, capacidade de estacionamento e segurança dos possíveis locais para fazer a melhor escolha.

A Criatividade

Arte grafica parede de toaillet em paris

A criatividade com para conduzir e criar novos atrativos,  produtos e serviços no bar também pode ser um fator determinante de sucesso. O proprietário de um bar em São Paulo criou uma atração no seu bar chamada “Cabine Cornofônica”, que é uma cabine onde os clientes podem entrar e ligar para seus esposos, namorados ou companheiros e inventar uma mentira pelo motivo que ainda não chegaram em casa. A cabine respalda a mentira escolhida pelo cliente com opções de sons que simulam barulho de trânsito, aviões, tiros e até gemidos. A cabine tornou se a atração principal do bar aumentando a clientela e faturamento. Veja mais.

Ter um atrativo como este citado acima pode levar o cliente ao bar a primeira vez, mas não garante o sucesso do negócio. É preciso ter produtos e serviços de qualidade para manter o cliente que visitou o estabelecimento pela primeira vez e torná-lo cliente freqüente.

Licença Para Funcionamento

Se você está abrindo um novo bar, é preciso verificar na prefeitura da cidade se é possível conseguir uma licença para montar um bar naquela região? Seguir recomendações legais sobre venda de bebidas alcoólicas e cigarros para menores de idade também é muito importante para evitar problemas com a lei, que podem causar até o fechamento do estabelecimento.

Caso você esteja comprando um bar já estabelecido, verifique se existe alvará de funcionamento e qual o vencimento da licença, condições de renovação, etc. Esta verificação não dispensa toda a verificação fiscal do bar, para isto solicite auxílio de um contador.

Os Fornecedores

Quem serão seus fornecedores de cerveja, bebidas alcoólicas, refrigerantes, alimentos, papelaria, serviços de limpeza? Quais os seguros necessários?  Verifique os preços, prazos, qualidade e confiabilidade dos produtos e serviços oferecidos, pois eles afetarão diretamente o resultado do seu bar.

Veja também como montar um buffet.

Pessoal

Para montar um bar, o empreendedor precisará de um bom gerente, garçons, um barman, cozinheiros, além de um ajudante para a limpeza.

Para saber mais sobre como montar um bar conheça o site Como Montar Uma Empresa.

Gostou da Dicas de Como Montar um Bar? Compartilhe Com a Gente!