Como Abrir um Cinema

Como Abrir um Cinema
Como Abrir um Cinema

Já imaginou abrir um cinema? Assistir um bom filme é um dos hábitos mais frequentes dos brasileiros e o cinema é a oportunidade ideal para conferir as novidades que estão em cartaz.

Antigamente, era notável o luxo que o cinema impunha, pois a decoração era exuberante e exibia uma série de privilégios aos frequentadores que, na verdade, eram apenas a classe alta da época vigente.

Hoje em dia, a estrutura de um cinema foi modificada e temos apenas uma sala de exibição acessível a todo o tipo de público que tem o ingresso, este de custo muito popular. Foi diminuída a quantidade de pessoas por cada sessão, pois chegavam a colocar 1.500 pessoas por vez para assistirem a um filme.

Mercado do cinema

Mais ou menos 400 milhões de reais é o valor que as salas de cinema arrecadam a cada ano, em cerca de 1700 salas. O primeiro passo a se investigar, antes mesmo de fechar negócios ou anunciar a população a criação de um cinema, é o público-alvo que estará contratando estes serviços. O ideal é pesquisar o sexo, idade, condição social e outros aspectos da região para formar o foco do negócio, para poder então começar a fazer as estratégias de marketing para aumentar os ganhos do cinema.

Para abrir um cinema você vai ter de investir um bom capital, por isso, é indispensável saber exatamente como abrir o negócio, assim, listamos para você 3 artigos fundamentais e que você não deve deixar de ler!

Montar um cinema pode parecer muito fácil, mas devido a concorrência é indispensável que hajam pontos diferenciais que levem o público até o novo negócio. O primeiro deles é a localização. Estrear salas de cinema num local que carece deste tipo de serviços é estar a frente da concorrência, que neste caso não existe.

Localização 

Assim como já foi dito, o ideal é que a localização esteja longe da concorrência, mas também há de se avaliar o perfil da clientela para saber se dará bons frutos.

Uma cidade com grande público consumidor e apenas um serviço de cinema pode ser o cenário ideal para implantar um grande negócio. O cenário mais interessante são as cidades com mais de 100 mil habitantes  e o cinema pode estar disponível em centros de lojas, galerias e shoppings.

Conforme o regulamento do local, o horário de funcionamento do cinema poderá ser alterado, e aí vale a pena folhear os contratos e analisar muito bem o que será melhor para o negócio.

Muitas cidades (a maioria) têm que prestar contas com o PDU (Plano Diretor Urbano) que controla as atividades econômicas e verificam se o tipo de atividade a ser desempenhada em determinado imóvel pode ser implantada nele. Detalhes muito específicos como a proximidade com pontos de ônibus devem ser pensados para deixar o empreendimento mais acessível e com isso aumentar seus ganhos, além da divulgação que é muito importante, principalmente na abertura de um cinema, que faz parte dos serviços de entretenimento.

Divulgação de cinema

A propaganda no caso do entretenimento está muito associada a descontos e facilidades. Independente do tipo de divulgação, o ideal é anunciar descontos. Descontos para levar uma pessoa para assistir um filme, desconto na pipoca, descontos em dias da semana, horários especiais e muitos outros. Facilidades como pagamento no cartão de crédito e brindes são muito bem vindos.

Veja como fazer promoção!

Também não podemos deixar de recomentar mais 2 belos textos que irão lhe ajudar muito:

Quanto a forma de divulgação, outdoors podem ser uma solução numa avenida super movimentada, mas aí o custo fica bem mais elevado. Caso o empreendedor disponha de poucos recursos, pode entrar em contato com o jornal local e combinar uma notinha simples, um banner em sites relacionados a cidade e até panfletos perto de clubes, bares e outras áreas de lazer.

As redes sociais são uma opção muito utilizada para começar a divulgação de novos negócios, e além de barata é uma ferramenta que chega rapidamente ao grande público


gerando uma boa relação custo e benefício para a divulgação do cinema.

Estrutura de um cinema

A estrutura de um cinema deve ser numa área com 400m² com mais ou menos 100 poltronas e alguns banheiros, escritório e salas de espera. Além disso, a Prefeitura Municipal e os bombeiros devem estar cientes deste negócio antes mesmo dele ficar pronto para traçarem metas de legalização e desenvolverem um aparato para certificar a segurança dos clientes no caso de acidentes.

Os banheiros e assentos também devem ter uma parte reservada para deficientes físicos e obesos, que merecem certos cuidados.

Investimento de um cinema

Para começar a montar um cinema é necessário que haja investimento com os profissionais locais, com o sistema de propagação de som, iluminação, cuidados com a planta que deve ser analisada e contruída de forma a respeitar os limites legais e da natureza e outros. Isto sai por mais ou menos R$ 67.000,00 reais e o valor bruto mensal previsto é de R$19.000,00 reais.

Como já pode ser percebido, em poucos meses o valor inicial poderá ser resgatado se tudo der certo, o que é um ponto super positivo para montagem de um cinema.

Dicas para empreendimento de cinema

Para proporcionar dicas ao empreendedor, a análise feita é pautada em vários tipos de negócio que dizem que a estabilização é um dos marcos principais para o futuro de um empreendimento. O preço dos serviços é muito importante ser estabelecido com a realidade da população local dentro dos limites do possível para que o proprietário tenha seu trabalho reconhecido.

Os meses de maior movimento nos cinemas em todo o Brasil é em janeiro, fevereiro e julho que corresponde os meses das férias escolares em que as crianças estão mais livres para se divertirem e passarem mais tempo com suas famílias e amigos num ambiente cultural. Daí já dá pra saber que um público infantil faz uma certa diferença nos ganhos deste tipo de negócio e então os filmes infantis e adolescentes devem ser prioridade sendo sua falta um grande déficit de lucro para o cinema.

Falando em público infantil, apenas para apontar uma ideia que já venho pensando muito em montar – montar uma escola infantil -, o que você acha? Será que estou certo e pode dar um bom dinheiro?

Os grandes lançamentos estão também muito veiculados a esta época de férias, sendo uma excelente alternativa abrir salas de cinema nesta época. Um empurrão inicial pode ser o que o empreendedor precisa para resgatar rapidamente os valores obtidos com o orçamento inicial que, muitas vezes, foram frutos de empréstimos. Como se trata de um espaço fechado, é proibido fumar nos cinemas e esta é uma exigência que deve ser atentada aos clientes a todo momento através de placas e antes do começo de cada filme.

Perfil do empreendedor de cinema

O que se espera do empreendedor de um cinema é que este tenha experiência na área ou uma grande afinidade com filmes e serviços culturais. Expositores, empresários artísticos, atores, artistas em geral e produtores têm grandes chances de fazer um negócio de cinemas decolar e, para isso, deve ter muito esforço e informação de toda a equipe para proporcionar os melhores serviços ao consumidor.

Falando em perfil de empreendedor, não adianta nada senão souber quais são as características do empreendedor, não concorda?

O empreendedor deve estar sempre pesquisando sobre seus negócios, participar de eventos como feiras e palestras e fazer cursos. Isto faz com que o empreendimento esteja a frente dos demais, pois tem a tecnologia e a informação a seu favor. Diante da observação de outros cinemas, também é possível fazer uma análise comparativa para saber o que mais está atraindo as pessoas para estes locais, fazendo um perfil secundário do que leva o consumidor a consumir este serviço e as maneiras de impulsionar este ritmo.

Serviços Adicionais

Além das salas de cinema, os serviços de venda de comida e bebida também podem se tornar lucrativos e aumentar os ganhos do negócio. Isso porque é costume no Brasil que os filmes sejam regados a pipoca, chocolates e refrigerantes. Geralmente, os cinemas vendem pipocas e refrigerantes em vários tipos de tamanhos.

Alguns serviços adicionais que você pode instalar no seu cinema:

E ai, gostou do artigo? Já sabe se vai ou não montar um cinema? Conte-nos.